Exclusivo

Sociedade

Dois astronautas estão “meio presos” no espaço após falhas em nave da Boeing: o que significa este contratempo para a exploração espacial?

Os astronautas mostram-se confiantes e otimistas sobre o seu regresso a bordo da nave da Boeing. Embora a sua estadia na Estação Espacial Internacional possa ser prolongada para oito meses, dizem estar ativos e a ajudar na investigação. O problema pode mesmo ser da Boeing que dá um “passo atrás” e pode atrasar a exploração espacial ao deixar a NASA dependente apenas da SpaceX

Barry Wilmore e Sunita Williams antes da partida a bordo da nave da Starliner
MIGUEL J. RODRIGUEZ CARRILLO

Uma missão no espaço tinha a duração prevista de apenas oito dias, mas o plano não correu como deveria e os astronautas já estão a sobrevoar a Terra há mais de dois meses. Durante a atracagem na Estação Espacial Internacional (EEI) foram detetados problemas na nave que levantaram dúvidas sobre a segurança de um voo de regresso à Terra. Uma das hipóteses possíveis é a de os astronautas da NASA regressarem apenas em 2025, altura em que está previsto o regresso de outra missão espacial.