Más notícias para os condutores que gostam de acelerar. A 6 de julho, entraram em funcionamento mais 25 radares em Portugal continental, 14 são de velocidade instantânea e 11 de velocidade média, ou seja, calculam se os carros estão a andar mais depressa do que o permitido entre dois pontos de um determinado trajeto. Os locais foram selecionados com base nos registos de excesso de velocidade e sinistralidade.
Com este reforço, há agora 123 locais de controlo de velocidade nas vias rodoviárias nacionais, de Norte a Sul do País, ficando completa a rede do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), que começou a funcionar em 2016. Deste número, 100 captam a velocidade instantânea dos automobilistas e os restantes 23 estão equipados com radares de velocidade média.
Desde que o sistema SINCRO a funcionar, verificou-se uma redução significativa da sinistralidade nos locais onde foram instalados os radares: menos 36% de acidentes com vítimas, menos 74% de vítimas mortais, menos 44% de feridos graves e menos 36% de feridos leves.