Exclusivo

Sociedade

Fundador da Prozis comemora “Dia da Fecundação” com anúncio nas televisões: mensagem politizada anti-aborto escapa a lei vaga

Desde o ano passado que Miguel Milhão, que se opõe à despenalização do aborto, faz referências ao seu “dia da fecundação”, por considerar que a vida de uma pessoa começa nesse momento e não no nascimento. Conhecido na final da Taça de Portugal, o anúncio televisivo vai passar durante toda a semana nas três televisões generalistas, incluindo na final da Liga dos Campeões

Anúncio de Miguel Milhão
Twitter/Miguel Milhão

Era intervalo da final da Taça de Portugal entre FC Porto e Sporting CP, os protagonistas recolheram aos balneários e, em casa, muitos terão ficado confusos com um estranho anúncio transmitido em direto na televisão pública. O spot publicitários apresentava imagens digitais, acompanhadas por uma batida eletrónica intensa, quase inexplicável. Entre espermatozoides espaciais, zombies bombardeados ou um rapper no topo de uma montanha — com a frase “celebrar o dia da fecundação” dita enquanto se lê “Parabéns Guru Mike Billions” —, a mensagem não era de fácil compreensão.

Mas Miguel Milhão, fundador e ex-diretor-executivo (CEO) da Prozis, fez o esclarecimento: “Só para dizer que o guru faz anos de fecundação! Vou pôr isto na TV para os meus amigos zombies celebrarem comigo😇”, disse na rede social X (antigo Twitter).

O anúncio será, alegadamente, mais do que uma prenda de aniversário oferecida ao próprio e transmitida para milhões de pessoas. Tratar-se-á sim de um comentário do empresário sobre o direito à interrupção voluntária da gravidez (IVG). Após ter anunciado na mesma rede social que a publicidade ia passar durante a final da Liga dos Campeões, marcada para o próximo sábado na TVI, o Expresso confirmou com Milhão que as imagens serão transmitidas ao longo da semana nos três canais generalistas.