Sociedade

“Não conseguimos fazer nada”: plataforma ‘IMTOnline’ apresenta limitações “desde a semana passada”

Serviços online do Instituto da Mobilidade e dos Transportes têm apresentado “limitações”. A “manutenção técnica”, como é descrita no site do serviço, dura há mais de uma semana. É “inacreditável”, refere o conselheiro da Associação Nacional de Escolas de Condução Automóvel (ANIECA) de Viana do Castelo

A plataforma do IMTOnline e os parceiros têm estado a operar com limitações pontuais”, confirma o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) ao Expresso. De acordo com o conselheiro da Associação Nacional de Escolas de Condução Automóvel (ANIECA) de Viana do Castelo e dono da escola de condução Sucesso do Lima, as falhas nos serviços acontecem desde “terça-feira da semana passada [14 de maio]”.

Rui Ribeiro diz que é “uma situação inacreditável”, acrescentando que não têm acesso ao serviço de revalidação das cartas de condução. “Nós temos uma parceria com o IMT e, portanto, somos parceiros deles para efetuar as revalidações das cartas de condução”, refere, explicitando que trabalham “com todo o tipo de cartas, quer de taxistas, quer de veículos que fazem transportes urgentes, ambulâncias”.

“Neste momento não conseguimos fazer nada”, refere o dono da escola de condução de Ponte de Lima, em Viana do Castelo. No site do IMTonline, caso tente aceder aos serviços, lê-se: “Devido a trabalhos de manutenção técnica não é possível neste momento disponibilizar este serviço. Por favor tente mais tarde. Pelos incómodos causados apresentamos as nossas desculpas e agradecemos a compreensão”.

Mensagem apresentada no site do IMT

“Há mais de uma semana que não temos esse serviço. Isto é uma instituição pública, não pode ficar tanto tempo com o serviço desativado”, refere Rui Ribeiro. “É muito estranho, nunca nós tivemos sem serviço tanto tempo. Às vezes durante um dia, dois dias no máximo. Agora, neste momento, realmente é um exagero. São muitos dias”.

Rui Ribeiro alega que este problema não está só a afetar as escolas de condução parceiras do IMT, mas também “o serviço que está acessível a qualquer cidadão”. O presidente da direção da ANIECA, António Reis, adianta que os problemas afetam “1200 escolas, centros de exames e validação de formações”, acrescentando que “os prejuízos são enormes”. “Não há emissão de referências multibanco para os demais serviços”, disse.

Para já o IMT não adianta quando é que os “trabalhos de manutenção técnica” estarão terminados, referindo, apenas, que “o atendimento presencial nas lojas do IMT está a decorrer com normalidade” e que mantém “todos os canais de atendimento abertos em simultâneo”. A ANIECA disse ao Expresso que contactou diretamente o IMT, mas não obteve resposta nem “previsão de funcionamento”.

A renovação da carta de condução pode ser realizada no IMTOnline ou num balcão IMT, junto de um parceiro do IMT ou no Espaço Cidadão. Devido aos problemas apresentados no serviço nos últimos dias, tem-se registado um aumento das filas à porta das lojas do cidadão.

* artigo atualizado às 11h27 do dia 24 de maio com as declarações do presidente da direção da Associação Nacional de Escolas de Condução Automóvel