Exclusivo

Sociedade

Ordem dos Psicólogos avalia denúncia sobre participação de psicóloga num congresso sobre homossexualidade

Abaixo-assinado com cerca de 1600 assinaturas denuncia participação da psicóloga Maria José Vilaça, que já realizou práticas de conversão sexual e equiparou a homossexualidade a uma doença mental, num congresso católico realizado este fim de semana em Fátima. Estas práticas "são um atentado aos direitos humanos e um crime", lembra o bastonário

O conselho jurisdicional da Ordem dos Psicólogos, responsável por avaliar denúncias relativas à prática profissional de psicólogos, está a avaliar o abaixo-assinado, com mais de 1600 assinaturas, que pede a intervenção do bastonário relativamente à participação de Maria José Vilaça no congresso sobre homossexualidade que decorreu este fim de semana em Fátima.

Em 2019, uma reportagem da TVI mostrou a psicóloga a aplicar práticas de conversão sexual e a equiparar a homossexualidade a uma perturbação psicológica ou a "um surto psicótico".