Exclusivo

Sociedade

“Se vos roubarem alguma coisa, avisem”, gritou Catarina quando a polícia revistou mochilas de jovens: a ativista será julgada por “injúrias”

Os 24 ativistas da Greve Climática Estudantil detidos na sexta-feira por ocupação do Ministério das Infraestruturas e manifestação junto ao Ministério do Ambiente já foram ouvidos por um juiz e têm julgamento marcado para meados de dezembro

MANUEL DE ALMEIDA

A primeira a ser julgada por “injúria” é Catarina Bio, jovem estudante de Direito, que na sexta-feira estava como assessora de imprensa da marcha que tentava chegar ao Ministério do Ambiente. Quando a polícia abordou três estudantes menores de idade e lhes apreendeu as mochilas, com telemóveis, tintas e latas de fumo, a jovem gritou: “Isso é ilegal e se vos roubarem alguma coisa, avisem”. Acabou algemada e levada para a esquadra, acusada de “injúrias” à força da autoridade. Esta segunda-feira foi ouvida por um juiz e tem julgamento sumário marcado para 12 de dezembro.