Sociedade

Inundações causadas pela tempestade Babet no Reino Unido podem durar dias

No Reino Unido, as inundações causadas pela passagem da tempestade Babet provocaram quatro mortos. Até quarta-feira, pode haver novas cheias devido às chuvas intensas

Os serviços de emergência ajudam a retirar as pessoas das suas casas em Brechin, na Escócia, no meio de inundações durante a Tempestade Babet.
RUSSELL CHEYNE

As inundações causadas pela passagem da tempestade Babet no Reino Unido, que provocaram quatro mortos, podem durar vários dias, alertou hoje a Agência Britânica do Ambiente (EA).

Em toda a Inglaterra, 116 avisos de inundação permanecem em vigor, incluindo em East Midlands e ao longo do rio Severn.

Até à data, quatro pessoas morreram nas inundações, duas nas áreas de Shropshire e Derbyshire e duas na Escócia.

A Agência Ambiental indicou que são possíveis novas inundações devido às fortes chuvas previstas até quarta-feira em algumas áreas de Inglaterra, incluindo em torno do rio Severn.

"O transbordamento do rio Severn continuará até quarta-feira e novas inundações fluviais são possíveis em partes da Inglaterra devido às fortes chuvas", refere a Agência.

Até agora, 1.250 propriedades ficaram inundadas em Inglaterra.

Mais de 500 casas em Nottinghamshire (centro de Inglaterra) foram evacuadas no domingo e dois alertas foram ativados devido ao risco de transbordamento do rio Idle nas cidades inglesas de Retford e West Retford.

Nos condados de Derbyshire e Nottinghamshire, alguns rios ultrapassaram nos últimos dias os seus níveis máximos históricos, que teriam sido registados em 2007.