Exclusivo

Sociedade

Chamam-se Martim, Mariana, Cláudia, Catarina, Sofia e André: quem são e o que fazem os seis jovens que acusam 32 países de inação climática?

André, Sofia, Cláudia, Mariana, Martim e Catarina voltaram às suas vidas normais depois de uma semana sob os holofotes. Eles são os seis jovens que colocaram no banco dos réus de Estrasburgo 32 Estados europeus por não agirem adequadamente para enfrentar a emergência climática. O Expresso falou com eles e conta como tudo começou

Martim, Mariana e Cláudia Agostinho (à esquerda), Sofia e André Oliveira (ao centro), Catarina Mota (à direita)
@youth4climatejustice

Já passaram mais de duas semanas desde que André, Sofia, Cláudia, Mariana, Martim e Catarina se sentaram no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH), em Estrasburgo, acusando 32 Estados europeus de não fazerem o suficiente para combater a crise climática e protegerem o seu direito humano a um ambiente saudável. Com o sentimento de “dever cumprido” e já longe dos holofotes mediáticos, os seis jovens portugueses regressaram, entretanto, à sua vida normal, mantendo a esperança de que a ação em que se envolveram tenha um final positivo e deixe precedentes para outras que venham a seguir.