Catorze dos 18 distritos de Portugal Continental vão estar sob aviso amarelo devido às previsões de chuva e vento a partir da meia-noite de segunda-feira, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Num comunicado hoje divulgado, o IPMA também colocou sob aviso amarelo devido à possibilidade de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, os distritos de Vila Real, Viana do Castelo e Braga entre as 12:00 e as 18:00 de segunda-feira.
De acordo com o IPMA, o aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O aviso amarelo para o distrito de Lisboa é válido na terça-feira entre as 00:00 e as 12:00, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada e vento forte do quadrante sul, com rajadas até 75 km/h, sendo até 100 km/h nas serras.
Pelas mesmas condições climatéricas, o IPMA colocou avisos amarelos para Vila Real, Viana do Castelo e Braga, mas que são válidos entre as 00:00 e as 18:00 de terça-feira.
Para Bragança, Viseu, Porto e Aveiro, os avisos amarelos por precipitação e vento foram são válidos entre as 00:00 e as 18:00 de terça-feira.
Para o distrito de Santarém, o IPMA emitiu um aviso amarelo por precipitação válido na terça-feira entre as 00:00 e as 18:00 e outro por vento válido entre as 00:00 e as 18:00.
O distrito de Leiria também tem dois avisos amarelos a partir das 00:00 de terça-feira, um por precipitação até às 12:00 e outro por vento até às 18:00.
Castelo Branco tem dois avisos amarelos a partir das 00:00 de terça-feira, um por vento válido até às 18:00 e outro por precipitação válido até às 15:00.
Como a maioria dos outros distritos, o de Coimbra tem um aviso amarelo por vento até às 18:00 e outro por chuva até às 15:00.
Na terça-feira, o distrito da Guarda tem um aviso amarelo por vento entre as 00:00 de as 18:00 e outro por precipitação entre as 3:00 e as 18:00.
O distrito de Setúbal tem só um aviso amarelo, por vento, entre as 00:00 e as 12:00 de terça-feira.
Área ardida na Madeira por contabilizar
Três regiões do arquipélago da Madeira continuam este domingo sob aviso meteorológico laranja devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, que diariamente ultrapassa os 30 graus, indicou hoje o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
O aviso laranja para a costa norte da ilha da Madeira foi prolongado até às 18:00 de segunda-feira, ao passo que na costa sul vigora até às 23:00 de hoje, passando depois para aviso amarelo até às 18:00 de segunda-feira. Nas regiões montanhosas está agora em vigor um alerta amarelo até às 18:00 de segunda-feira. Já a ilha do Porto Santo, vai manter-se sob aviso laranja até às 18:00 de segunda-feira.
De acordo com o balanço mais recente do Serviço Regional de Proteção Civil, neste domingo de manhã, todos os focos de incêndio encontram-se em fase de rescaldo e vigilância ativa, incluindo os concelhos da Calheta, Ribeira Brava, Câmara de Lobos [zona oeste] e Porto Moniz [costa norte]”.
As autoridades ainda não calcularam o total de área ardida desde quarta-feira, mas no concelho da Calheta, o mais extenso da região autónoma, a estimativa aponta para uma área de 70 quilómetros quadrados, cerca de 50% do território.
Setenta pessoas receberam assistência médica devido a estes incêndios que atingiram a zona oeste e costa norte da Madeira.