Exclusivo

Sociedade

Sentimento de culpa pode “impossibilitar experiência do luto”: como lidam os pais quando estão envolvidos na morte dos filhos?

Um pai esqueceu-se da filha no carro durante sete horas no Monte da Caparica. A bebé acabou por falecer, apesar das manobras de reanimação. Este não é um caso isolado e “é comum haver sentimentos de culpa em situações de morte de pessoas próximas, em particular de filhos”. Nestas circunstâncias, “esse sentimento é sobejamente agudizado” — mas há formas de diminuir o sofrimento

Fotografia de arquivo
Blackstation

Uma bebé de um ano morreu depois de ter ficado fechada durante sete horas num carro estacionado na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova, no Monte da Caparica, esta terça-feira. O alerta para o INEM foi dado pelo próprio pai da criança, funcionário da faculdade que se esquecera de deixar a filha na creche do campus universitário de manhã. “Além de lidar com a dor da perda, tem também de lidar com o sentimento e perceção de culpa” que pode ser “altamente danoso para o próprio”, afirma Vânia Sousa Lima, psicóloga clínica especializada em luto.