Exclusivo

Sociedade

Substituto de Inderal “já chegou às farmácias”, mas vários doentes continuam sem acesso ao medicamento

Para resolver o drama de centenas de pessoas que ficaram de repente sem acesso ao Inderal, foi autorizada de forma excecional a utilização de um fármaco similar fabricado em Espanha, mas várias pessoas continuam sem acesso ao medicamento, conforme relataram ao Expresso. A indisponibilidade de medicamentos pode aumentar nos próximos meses e o preço daqueles que são mais baratos pode também subir: ministério e associações do setor vão discutir o tema na próxima semana

ISABEL INFANTES/GETTY IMAGES

O medicamento similar ao Inderal rotulado em língua estrangeira, cuja utilização foi aprovada pelo Infarmed para resolver uma situação de rutura total de stock, já chegou às farmácias, adianta Ema Paulino, presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), ao Expresso.

"Fazendo uso da autorização concedida pelo Infarmed, as empresas distribuidoras encomendaram lotes do fármaco junto do fabricante espanhol. Está agora em curso a distribuição nas farmácias", precisa.

O Inderal, um fármaco que é utilizado no tratamento da hipertensão, arritmias, enxaqueca, ansiedade e ataques de pânico, está esgotado desde o início de outubro, devido a uma situação de rutura de stock. Na altura, o Infarmed explicou que a rutura foi causada por um “aumento da procura associado à incapacidade de aumento do fabrico” e que a situação poderia manter-se até ao início de 2023.

A indisponibilidade do medicamento apanhou desprevenidas muitas pessoas que o utilizam, algumas delas há vários anos. Só quando se dirigiram às farmácias a que recorrem habitualmente perceberam que o fármaco se encontrava esgotado.

Naquele momento, a única solução seria procurar um fármaco alternativo junto dos respetivos médicos de família ou outros profissionais da mesma área. Ao mesmo tempo, começaram a surgir pedidos, mas também doações, nas redes sociais, num número que foi crescendo ao longo do mês do outubro.