Com 8000 estudantes, 500 docentes e mais de mil investigadores, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa tem na Costa de Caparica o maior campus universitário do país. Em entrevista ao Expresso, o novo diretor, que tomou posse esta semana, promete modernizar a instituição e abri-la à comunidade, atraindo empresas tecnológicas e transformando Almada na "verdadeira cidade universitária". Doutorado em Engenharia Informática e especialista em Inteligência Artificial, José Júlio Alferes, até agora vice-reitor da Nova, defende que o ensino presencial clássico, com o professor a debitar a matéria em grandes anfiteatros, já não é adequado. Tem de ser cada vez mais interativo e assente num modelo híbrido, em que o telemóvel dos estudantes pode ser parte integrante da aula.
A Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa é o maior campus universitário do país, mas não tem tido a projeção de outras instituições ou a notoriedade que seria de esperar face a esse estatuto. Porquê?
A FCT tem muita notoriedade, nomeadamente ao nível da investigação. Temos a maior concentração das chamadas “bolsas milionárias”, atribuídas pelo European Research Council, e a maior percentagem de centros de investigação com a avaliação de Excelente. Mas concordo que a Faculdade não tem tido a projeção mediática que poderia ter, tendo em conta aquilo que já é atualmente e o campus que tem. É algo que vou tentar mudar.
O plano de expansão da Faculdade, que está em marcha, poderá dar maior projeção à FCT. O que prevê esse projeto?
O plano que existe não é apenas uma iniciativa da faculdade. É uma coisa mais vasta, que engloba a Universidade e a Câmara de Almada e que se enquadra no projeto Inovation District. A ideia é criar uma nova centralidade em Almada, tendo a Faculdade no seu coração. Ou seja, criar aqui uma verdadeira cidade universitária. Mais do que expandir-se, a faculdade será modernizada, com novas infraestruturas e com o reequipamento dos laboratórios. Vamos transformar este espaço num exemplo de sustentabilidade e atrair para as proximidades, e mesmo para dentro do campus, pequenas e médias empresas tecnológicas para apostarmos na prestação de serviços de inovação altamente especializados.