A agência de notícias Lusa foi alvo de um ataque informático, segundo anunciou este sábado, o que provocou instabilidade no serviço nas últimas 48 horas.. Apesar disso, "desde o início da manhã [deste sábado] que há alguma estabilidade", disse ao Expresso o presidente do Conselho de Administração.
Segundo Joaquim Carreira, o ataque afetou o serviço” noticioso desde quinta-feira, com "quebras momentâneas" da plataforma.
O responsável explicou que este foi um ataque externo que levou "os servidores web a ter pouca capacidade", ficando assim "intermitentes ou instáveis".
Tal como foi referido de manhã, a Lusa já comunicou o incidente “às autoridades competentes” e encontra-se a monitorizar a situação e a robustecer as suas plataformas.
Apesar das dificuldades, Joaquim Carreira sublinha ter sido possível “alguma estabilidade, desde o início da manhã", ainda que não haja certeza de que assim possa continuar, visto o ataque ter fonte externa.
"Queremos continuar a dar informação. Afetando a Lusa, afeta toda a distribuição noticiosa", concluiu o presidente da administração.