Sociedade

Cidades do Futuro: Porto sobe ao pódio, Braga e Lisboa ocupam 5º posição

Porto conquista o terceiro lugar das cidades europeias do futuro no ranking de distinções do Financial Times. A ‘Roma portuguesa’ figura em 5º lugar na categoria de captação de investimento externo, enquanto Lisboa ocupa o mesmo lugar da lista dedicada ao estilo de vida

Os três autarcas da Frente Atlântica vão assinar protocolo de ajuda conjunta aos refugiados ucranianos

A fDi Intelligence, publicação do Financial Times especializada em investimento internacional, distinguiu o Porto como a terceira cidade europeia no ranking estratégico de captação de investimento direto estrangeiro. Após ter conquistado o 5º lugar na última edição do ranking ‘European Cities and Regions of Future’, a Invicta figura agora no pódio das cidades europeias de média dimensão, lista liderada por Vilnius e Belfast, e à frente de cidades como Edimburgo, Newcastle, Nottingham ou Bilbau.

A cidade do Porto, descrita como a capital dos negócios do país, deve a distinção à prioridade dada pelo município “à dinamização económica e criação de emprego” através da atração de empresas e investidores estrangeiros. A estratégia é liderada pela InvestPorto, divisão municipal especializada na promoção e “facilitação de investimento direto”. 
Em comunicado, a Câmara do Porto lembra que desde a sua fundação, em 2015, a InvestPorto já contribuiu para a captação de mais de € 1.700 milhões em investimento e para a criação de mais de 18 mil postos de trabalho.

Na elaboração do ranking, divulgado esta quinta-feira, o júri do Financial Times avaliou estratégias de promoção de investimento de 75 cidades e regiões europeias, agrupadas segundo a dimensão populacional, tendo sido considerados indicadores como o tipo de investimentos atraídos nos últimos 18 meses, os sectores em maior crescimento e as iniciativas avançadas para promover a recuperação económica pós-pandemia.  

No norte do país, Braga, recordada pelo júri do Financial Times como a ‘Roma Portuguesa’ e ‘Cidade dos Arcebispos’ com mais de 2000 anos de História, surge na quinta posição das cidades de futuro com uma população até 200 mil habitantes, na categoria ‘Best and Brightest among  Europe Investmentes Destination’,  ranking liderado nas urbes desta dimensão pela cidade britânica de Doncaster.
Esta é a segunda vez que Braga figura na lista da fDi Intelligence, onde alcançou no biénio 2020/2021 o sétimo lugar, aproximando-se assim da terceira posição, ocupada ex aequo por Plovdiv, Bulgária, e Middlesbrough, Reino Unido.

Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, também líder da InvestBraga, a distinção “comprova o êxito do trabalho que tem vindo a ser feito na procura e captação de investimentos no concelho”.
“A subida neste ranking mostra também a importância do trabalho de promoção externa que temos desenvolvido e que tem permitido captar a atenção de grandes multinacionais, empresas que acabam por se fixar na cidade e criar novos postos de trabalho”, destaca em comunicado o autarca.

O relevo dado a Braga surge na semana em que Ricardo Rio recebeu o galardão de ‘World Mayor Sustainability’ de 2021, atribuído pela City Mayors Foundation, uma distinção de âmbito mundial.  O autarca social-democrata foi reconhecido pelo trabalho realizado no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento da Sustentabilidade (ODS) a nível local e regional da União Europeia. 

Na lista do Financial Times, Lisboa conquista também um 5º lugar, destacada no ranking dedicado ao capital humano e estilo de vida, liderada em 2022/2023 por Berlim, subindo dois lugares nesta categoria em relação à última edição,

A cerimónia de entrega dos prémios fDi realiza-se no próximo dia 15 de março, em paralelo ao MIPIM 2022, a maior feira de investimento imobiliário da Europa, onde o município do Porto voltará a marcar presença com um stand próprio e a maior representação de sempre.