Sociedade

Venda de refrigerantes sofre quebra de 12,5% desde introdução de imposto sobre bebidas com açúcar

Rendimentos líquidos das empresas caíram quase 20% nos últimos anos

Foto: Getty Images

As vendas de refrigerantes diminuíram 12,5% desde 2017, ano em que foi introduzido um imposto sobre as bebidas açucaradas. De acordo com uma investigação da Nova SBE a que o “Jornal de Negócios” teve acesso, o lucro destas empresas sofreu uma “quebra significativa”.

Os rendimentos líquidos caíram 19,3%. “Esta queda é relativa ao grupo de controlo, que são as empresas do sector das águas engarrafadas, tal como é feito em alguns ‘papers’ na literatura internacional”, explica o economista e um dos três autores do estudo. As empresas “produtoras de refrigerantes tornaram-se significativamente menos lucrativas depois da introdução do imposto, o que se deveu a uma queda significativa nas vendas a nível interno”, lê-se no documento pré-publicado em fevereiro.

O estudo contou com a análise de microdados anonimizados de 19 empresas de refrigerantes portuguesas entre 2012 e 2019 e compararam-nos com os dados de 27 empresas produtoras de água engarrafada.