Exclusivo

Sociedade

Há cinco novos restaurantes com uma estrela Michelin em Portugal

Mantêm-se os sete restaurantes de 2021 na lista de duas estrelas, que pode conferir em baixo. Portugal recebe ainda as duas primeiras estrelas verdes (que reconhecem um compromisso com a sustentabilidade) e, na categoria de Bib Gourmands (relação qualidade/preço até €35), surgem mais duas novidades
A atribuição da estrela Michelin ao restaurante Vila Foz, do chefe Arnaldo Azevedo
Ernesto Ainaud

Fortunato da Câmara, em Valência

A Ver Tavira, Al Sud (Lagos), CURA (Lisboa), Esporão (Reguengos de Monsaraz) e Vila Foz (Porto) foram esta terça-feira galardoados em Valência com a sua primeira estrela no guia Espanha & Portugal para 2022, numa cerimónia que está a decorrer no Palácio das Artes Rainha Sofia.

Na categoria de Bib Gourmands (relação qualidade/preço até €35), que em 2021 classificou 37 restaurantes portugueses, surgem agora mais duas novidades: o vegetariano Arkhe, em Lisboa, e o Xtoria, em Setúbal. A juntar a estas classificações surgem também as duas primeiras estrelas verdes para Portugal – uma distinção individual que não tem categorias de classificação –, que visam premiar os restaurantes que assumem um compromisso de sustentabilidade na forma de cozinhar e na escolha dos fornecedores.

Segundo o comunicado distribuído à imprensa, o diretor mundial do guia, Gwendal Poullennec, refere que “em Portugal e Espanha, e apesar da complexa situação de 2021, surgiram muitos jovens talentos que defendem os seus inovadores e diversificados conceitos gastronómicos com personalidade". "Uma tendência básica impõe-se em muitos estabelecimentos: a de valorizar ao máximo os produtos locais e as tradições”, sublinha.