Sociedade

Covid-19. Um site para adivinharmos (através da ciência) o futuro do vírus no país

Há uma nova plataforma digital a prever a evolução da covid-19 em Portugal Continental, por região e num período máximo de 15 dias

SUSANA VERA/REUTERS

Quase ano e meio passado desde o início da pandemia e somam-se as propostas para saber lidar com o vírus. Adivinhar-lhe os próximos passos, ao som da ciência, já era uma realidade. Mas o acompanhamento da crise sanitária passará agora a contar com mais uma ferramenta de acesso global.

O EU4COVID, da empresa portuguesa Winning, construiu um modelo preditivo da dispersão e evolução do vírus, por região, em Portugal Continental, a partir dos dados diários fornecidos pela Direção-Geral da Saúde.

Acedendo ao site, fica visível um mapa colorido com uma visão demográfica e dinâmica da dispersão da covid-19, em que é possível selecionar a região pretendida e avaliar o estado. O risco de perigosidade de contágio é apresentado num espectro temporal que pode ir até 15 dias.

Cofinanciada pelo programa COMPETE 2020, do Portugal 2020 e da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), a ferramenta é gratuita e de acesso público.

Tem como objetivo poder ajudar nas decisões simples de deslocação geográfica e junta-se a outras plataformas já disponíveis, como a que partiu da cooperação entre o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e o jornal "Público".