Exclusivo

Sociedade

Covid-19: Medicamento para piolhos está a ser prescrito contra a covid

São já centenas os doentes tratados com ivermectina. Terapêutica não está aprovada. Infarmed, DGS e Ordem dos Médicos vão avaliar

Irfan Khan

Médicos portugueses estão a tomar e a receitar contra a covid-19 o medicamento que a comunidade científica pôs de parte desde o início da pandemia. São já centenas os doentes tratados com o antiparasitário ivermectina, há 30 anos utilizado para piolhos, sarna ou a grave cegueira dos rios. A terapêutica não está aprovada nem é recomendada contra a nova infeção por nenhuma autoridade de saúde, mas a toma é aceite por livre vontade.

O número crescente de prescrições despertou as atenções. Ao Expresso, o Infarmed adiantou que “a Comissão de Avaliação de Medicamentos reuniu-se com os subscritores da proposta para uso de ivermectina e encontra-se a avaliar a informação recebida”. Já esta semana, a Direção-Geral da Saúde (DGS) pediu à Ordem dos Médicos “um parecer urgente”.

“Foi-nos solicitado um parecer logo que possível sobre a utilização da ivermectina, para avaliarmos a evidência clínica. Pedi urgência, embora vá demorar algum tempo, porque é preciso estudar tudo. Queremos dar um parecer cientificamente sustentado, porque podemos estar a fazer história”, afirma o bastonário dos médicos, Miguel Guimarães.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções existentes e tenha acesso a todos os artigos