Sociedade

Vacinas da gripe nas farmácias vão ser pagas pelas Câmaras

Porto, Guimarães, Oeiras e Loures já aderiram à medida, e há mais 13 municípios em vias de estabelecer protocolos, explica o “Jornal de Notícias”

Chris Hondros/Getty Images

Este ano, 150 mil vacinas da gripe vão ser administradas nas farmácias comunitárias, nas mesmas condições do que nos centros de saúde, e os custos dessa administração irão ser suportados pelos municípios, diz o “Jornal de Notícias” desta segunda-feira.

Segundo o jornal, que cita a Associação Nacional de Farmácias (ANF), já aderiram à ideia as Câmaras Municipais do Porto, Guimarães, Oeiras e Loures (onde este projeto-piloto decorreu durante os dois últimos anos). Além disso, mais 13 autarquias estão em vias de acordar os protocolos necessários.

Cada administração da vacina irá render 2,5 euros às farmácias, um valor “solidário” que não chega para cobrir as despesas com as instalações e materiais de proteção individual, mas que a ANF considera ser “um contributo responsável de rede de farmácias para vencer a covid-19”. A vacina da gripe vai estar disponível em cerca de duas mil farmácias e será gratuita para pessoas com mais de 65 anos.