O julgamento de Rui Pinto, hacker português acusado de 90 crimes, começa no próximo dia 4 de setembro e promete ser mediático. Por isso, o Juízo Central Criminal de Lisboa está a efectuar diligências para “acautelar” esse interesse, incluindo encontrar uma sala de audiências maior, confirmou esta segunda-feira ao Jornal de Notícias a própria juíza coordenadora do tribunal, Ana Paula Conceição.
Vários órgãos de comunicação social já começaram a solicitar acreditação para assistirem ao julgamento, tornando inviável uma primeira decisão do tribunal, que tinha requisitado uma sala de audiência com apenas dez lugares para o público: quatro para os familiares do arguido e seis para jornalistas.
O processo tem gerado interesse internacional por Rui Pinto ser o autor do site Football Leaks, que denunciou negócios do mundo do futebol, e estar atualmente a colaborar com as autoridades, obtendo o estatuto de “denunciante”. O tribunal irá tomar uma decisão quanto à sala onde Rui Pinto se irá sentar até ao final deste mês.