Exclusivo

Sociedade

Sem internet, o interior fez “milagres” com a radioescola

Em Penamacor, o ensino chegou pela rádio. Projeto continua no verão e haverá mais disciplinas em setembro

Maria Marques, 10 anos, mora na aldeia de Águas. As aulas de Estudo do Meio chegaram pela rádio

A frequência é 87.7 FM e as aulas começam às 15h. Às quartas-feiras, é dia de história infantil: enquanto um narrador profissional — como António Fontinha ou Patrícia Amaral — dá voz a um conto, os alunos são desafiados a fazer desenhos. Às quintas, até ao final do ano letivo, havia aulas de Estudo do Meio; agora, durante o verão, vão ser emitidos apontamentos sobre a flora local. Pergunta-se: “Como é uma roselha?”, “O que é uma rosa albardeira?”

Desde o dia 16 de março, a programação da rádio Voz da Raia, sediada em Penamacor, ganhou uma nova vida. A modesta emissora regional, que pertence à Santa Casa de Misericórdia, transformou-se numa radioescola devido à pandemia e às circunstâncias do município onde está implementada. Maria Marques e Ana Beatriz, ambas com 10 anos, são alunas (e ouvintes) fiéis. Escutam os programas emitidos “na rádio”, “pelo telemóvel” e “até no carro”. Sempre à hora marcada.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.