O corpo da criança de nove anos que estava desaparecida desde quinta-feira em Atouguia da Baleia, concelho de Peniche, foi encontrado sem vida, confirmou este domingo em comunicado a Polícia Judiciária.
O pai e a madrasta da menina foram detidos e, segundo a SIC, o pai já terá confessado o crime.
Pelas 16h deste domingo serão prestados esclarecimentos adicionais no Departamento de Investigação Criminal de Leiria. No comunicado desta manhã, a PJ informa que "para o desenvolvimento da investigação foi essencial a estreita articulação com a Guarda Nacional Republicana e com a Proteção Civil Distrital, tendo sido localizado o corpo da vítima já sem vida."
A criança, de 9 anos, estava desaparecida desde a manhã de quinta-feira. As primeiras informações que circularam referiam que a menina era sonâmbula e que o pai teria dado pela sua ausência pelas 8h30 da manhã. Valentina vivia com a mãe no Bombarral, mas encontrava-se em casa do pai onde passava algumas temporadas e o alerta sobre o seu desaparecimento foi dado às 10h.
As buscas, segundo os bombeiros locais, começaram "de imediato" e foram mobilizados para o local 68 operacionais e 26 viaturas, apoiados por seis drones e seis equipas de cães pisteiros.
A mãe da criança também se deslocou para o local, integrando o grupo de pessoas da terra que se associaram às buscas.
Quando desapareceu, Valentina tinha vestido “um casaco azul, uns chinelos de meter o dedo e um pijama também azul, às bolinhas”, afirmou o tio, Nuno Ramos.
A Polícia Judiciária informou entretanto que já antes, em 2018, a criança tinha desaparecido de uma outra casa onde a família residia no concelho, tendo sido depois encontrada pelas forças policiais.