Está divulgado o novo boletim informativo sobre o coronavírus em Portugal: nas últimas 24 horas foram registados 11 novos casos suspeitos, o que eleva para 70 todas as situações reportadas em Portugal - 67 deram negativo e três ainda estão em análise, segundo a Direção-Geral da Saúde.
“De acordo com a informação atual, o risco para a saúde pública em Portugal é considerado moderado a elevado”, refere o boletim. “Tendo em conta a situação epidemiológica mundial, é necessário considerar a hipótese da importação de casos de doença de cidadãos provenientes da China ou de outras áreas com transmissão comunitária ativa”, acrescenta.
Este balanço, divulgado ao final da tarde deste sábado, surge no dia em que foi registado o primeiro caso suspeito na Madeira: trata-se de um paciente “entre os 20 e os 30 anos” que chegou de Milão e que foi atendido no hospital central do Funchal. “O doente permanecerá em isolamento hospitalar e serão realizadas colheitas de amostras biológicas para análise”, refere um comunicado do Instituto de Administração da Saúde da Região Autónoma da Madeira. Os resultados deste caso na Madeira vão ser conhecidos nas próximas horas e as autoridades regionais vão atualizar a informação assim que “seja conhecido o resultado laboratorial”.
A Madeira tem um plano de contingência para o coronavírus: estão disponíveis quatro quartos de isolamento e é num desses quartos que se encontra o paciente identificado. Herberto Jesus, responsável pelo Instituto da Saúde da Madeira, disse terça-feira à SIC que as autoridades estão preparadas para quaisquer situações: além dos quartos de isolamento existe uma equipa da Proteção Civil preparada para transportar pacientes com suspeitas de coronavírus. Se for necessário, admitem recorrer a unidades militares para atenderem as pessoas.
Refira-se que o atual balanço mundial de casos de coronavírus, feito às 16h26 desye domingo, é de 87.719 infeções, 2.996 mortes e 42.689 pessoas recuperadas. Na madrugada de sexta-feira, por exemplo, o balanço era de cerca de 2.800 mortes e 36.000 pessoas recuperadas. Ou seja, a taxa de recuperação é extremamente superior à de mortalidade. Pode acompanhar AQUI em tempo real a evolução dos números.
Primeira morte nos EUA (e a reação de Trump)
As autoridades médicas norte-americanas confirmam a primeira morte por coronavírus no país. A pessoa que morreu é do estado de Washington, no noroeste do país, e não tinha viajado ou estado em contacto com pessoas doentes, confirma a Associated Press (AP).
Os Estados Unidos juntam-se assim ao conjunto de países com vítimas mortais causadas pelo covid-19.
Ainda de acordo com a AP, as autoridades de saúde dos estados da Califórnia, Oregon e Washington estão preocupadas com a propagação do novo coronavírus pelas comunidades da costa Oeste, depois de se confirmar que três pacientes foram infetados por meios desconhecidos. Os pacientes - uma mulher idosa do norte da Califórnia com problemas crónicos de saúde, uma estudante do ensino médio em Everett, Washington e uma funcionária de uma escola da região de Portland, Oregon - não tinham viajado recentemente para o exterior ou tido contacto próximo com algum viajante ou pessoa infetada, de acordo com as autoridades.
Entretanto, e devido a estas notícias, Donald Trump aumentou as restrições para viajantes no Irão e desaconselhou viagens para Itália e Coreia do Sul.
artigo atualizado às 16h27 de 1 de março