Dois mestrados em Gestão da Nova School of Business and Economics (Nova SBE) e um da Católica Lisbon Business and Economic integram o top 40 das melhores formações nesta área para o Financial Times. O ranking de 2019 desta publicação inglesa, que elege os 100 melhores mestados em gestão em todo o mundo, acaba de ser divulgado e coloca a Nova SBE como a escola portuguesa mais bem classificada, com uma das suas formações a subir oito posições.
O Mestrado Internacional em Gestão passou da 30ª para a 22ª posição mundial (19ª europeia). Quanto ao Mestrado Internacional em Gestão da Aliança CEMS, lecionado em parceria com 31 das melhores escolas de gestão do mundo, também viu a sua cotação melhorar e passar do 9º para o 8º lugar.
Para o diretor da Nova SBE, Daniel Traça, os resultados traduzem a aposta da escola na internacionalização, permitindo que se destaque em critérios como o número de docentes e alunos estrangeiros e também na média salarial, que é um reflexo da internacionalização da empregabilidade. “Vemos assim confirmada a estratégia que seguimos nos últimos anos e que pretendemos manter, agora sustentada no nosso novo campus”, diz Daniel Traça, numa referência à saída do Campus de Campolide, em Lisboa, para Carcavelos, no concelho de Cascais e localizado junto à praia.
Quanto ao Master in Management da Católica-Lisbon ocupa este ano a 37ª posição. Para este lugar contribui a boa avaliação em indicadores como a taxa de empregabilidade (96%) nos três meses após a conclusão do mestrado ou o aumento salarial (66%) nos três anos seguintes, bem como a progressão na carreira.
Neste último indicador, que mede a evolução do percurso profissional dos alunos desde a conclusão do mestrado, olhando para a posição e a dimensão da empresa onde os graduados estão a trabalhar, o mestrado da Católica-Lisbon tem a 10ª melhor avaliação mundial. “É um reconhecimento pelas empresas da qualidade da nossa escola e do nosso excelente ambiente de aprendizagem, bem como da qualidade e elevado potencial dos alunos da Católica-Lisbon”, comenta o diretor da Católica-Lisbon.
Já o mestrado do ISCTE aguenta-se na lista dos 100 melhores para o FT, mas caiu para a 93ª posição.
O ranking de 2019 volta a ser liderado pela Univeersidade de St. Gallen, na Suíça.