Sociedade

Arguidos do processo de Tancos já começaram a ser notificados

Arguidos do processo já começaram a receber o despacho final do Ministério Público. Acusação envolve o ex-ministro da Defesa, o ex-diretor da PJ Militar e vários militares da GNR. São mais de 20 acusados

João Carlos Santos

O Ministério Público já começou a notificar os arguidos do processo do assalto ao paiol de Tancos. Como é hábito nestas situações, os arguidos presos preventivamente são os primeiros a saber de que crimes são acusados pelo procurador que investigou o caso. João Paulino, o alegado cérebro do assalto, os operacionais que roubaram o armamento e o furriel do exército que passou as informações são os únicos que estão na cadeia. São sete no total. Paulino teria de ser libertado hoje se a acusação não fosse deduzida.

Os advogados de todos os arguidos só deverão ser notificados durante a tarde desta quinta-feira.

O furto de armas de guerra nos paióis de Tancos foi divulgado em 29 de junho de 2017.

Quase três meses depois, a Polícia Judiciária Militar (PJM) revelou ter encontrado parte do material, na região da Chamusca, a 20 quilómetros de Tancos, em colaboração com elementos do núcleo de investigação criminal da GNR de Loulé.

O processo de recuperação do material militar levou a uma investigação judicial, por suspeitas de associação criminosa, tráfico de armas e terrorismo no furto do armamento e durante a qual foram detidos o agora ex-diretor da PJM Luís Vieira e o antigo porta-voz da PJM Vasco Brazão e três militares da GNR, num total de oito militares.

Entre o material furtado estavam granadas, incluindo antitanque, explosivos de plástico e uma grande quantidade de munições.

Falta recuperar cinco granadas e mais de 30 cargas de explosivos, como o Expresso já havia noticiado em julho passado. A lista do que falta recuperar refere "1.450 munições de 9mm, um disparador de descompressão, duas granadas de gás lacrimogéneo, uma granada ofensiva, duas granadas ofensivas de corte para instrução, 20 cargas lineares de corte CCD20 e 15 cargas lineares de corte CCD30".