Sociedade

Identificadas 44 das 64 vítimas do incêndio de Pedrógão Grande

Já estão identificadas 44 das 64 vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, diz ao Expresso fonte do gabinete da ministra da Justiça. O fogo que começou na tarde do último sábado fez mais de 200 feridos
Rui Duarte Silva

As autópsias dos 64 cadáveres recolhidos da tragédia de Pedrógão Grande estão concluídas, e já estão identificados 44 corpos.

Ainda estão por identificar 20 cadáveres. “Até ao momento foram já levantados pelas famílias 27 corpos”, informa o gabinete da ministra a Justiça em comunicado: Sexta-feira, o “Instituto de Medicina Legal e Ciência Forense dispensará a unidade de refrigeração móvel – procedimento típico em desastres de massa -, e acomodará nas suas instalações de Coimbra todos os corpos ainda não entregues às famílias”.

As autópsias e o processo de identificação foram centralizadas nas instalações do Instituto de Medicina Legal e Ciência Forense (INMLCF), que “emitiu os certificados de óbito, permitindo o respetivo levantamento pelas famílias”, refere o comunicado.

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, disse quarta-feira à agência Lusa, que a conclusão deste trabalho só foi possível graças a uma "enorme coordenação" dos serviços do Instituto Nacional de Medicina Legal, que juntou pessoas e que "funcionou 24 horas sobre 24 horas".

O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, e foi dado como dominado na tarde de hoje provocou pelo menos 64 mortos e mais de 200 feridos.