Nos últimos 12 anos, o Brain and Creativity Institute, da Universidade do Sul da Califórnia, liderado pelo neurocientista português António Damásio, conduziu o maior estudo longitudinal sobre o impacto da formação musical no desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. Em entrevista ao Expresso, a investigadora Assal Habibi, que coordenou a pesquisa, explica de que forma o ensino da música promove o sucesso escolar, fortalece competências como a atenção, a memória e a capacidade de planeamento e melhora a regulação das emoções e a interação com os outros. Para a especialista, os resultados desta investigação — que vão ser apresentados pela primeira vez em Portugal esta sexta-feira, no congresso do centro clínico PIN, em Carcavelos — devem levar a uma mudança dos currículos escolares.
Exclusivo
“O treino musical provoca alterações no cérebro das crianças”
Assal Habibi, Investigadora do Brain and Creativity Institute, da Universidade do Sul da Califórnia, explica de que forma o ensino da música promove o sucesso escolar, fortalece competências como a atenção, a memória e a capacidade de planeamento e melhora a regulação das emoções