1998
Se o sangue não engana
É em Santa Marta de Portuzelo, Viana de Castelo, que nasce, e é desde o berço que o pai, Carlos, também ciclista, sonha ver o filho um dia a pedalar.
2004
Em rodinhas
Começa a pedalar de forma mais consistente ao ingressar na Escola de Ciclismo da terra natal. Mais tarde passa por equipas como a Bairrada, Sicasal e Mortágua.
2015
Dar nas vistas
Destaca-se na quinta prova do Campeonato de Portugal em Juniores, em Oliveira do Bairro. No ano seguinte é consagrado campeão nacional da corrida por pontos juniores em Anadia.
2018
Começar por baixo
Conquista uma medalha de bronze na categoria de elites no Campeonato de Portugal em pista, na corrida por pontos. E impõe-se ao sprint na quinta etapa da Volta a Portugal do Futuro.
2020
A primeira não se esquece
Arrebata o título de Campeão Europeu de Pista — scratch. Quase participa nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas a qualificação não corre bem.
2021
Em casa tem mais sabor
Vence a 2ª etapa do GP Douro Internacional, em estrada, ficando em segundo lugar na primeira e quinta etapas. E conquista o vice-campeonato do mundo de ciclismo em pista por eliminação em França.
2023
Na preparação está o ganho
Em Glasgow sagra-se campeão do mundo em omnium. Treina no Velódromo Nacional, em Sangalhos, concelho de Anadia, infraestrutura única em Portugal. Com o apoio da namorada, Carolina Ribeiro, na preparação para os Jogos Olímpicos de Paris não esquece as t-shirts e bonés com a sua imagem de marca.
2024
Ensinar novas palavras
Conquista com o companheiro Rui Oliveira o primeiro ouro olímpico de Portugal fora do atletismo, na enigmática competição madison. Dois dias antes levara a prata na de omnium. E assim entra para a história do desporto nacional.