No último dia da campanha para a primeira volta das presidenciais francesas, quando os candidatos se desdobravam a tentar passar a mensagem final, Emmanuel Macron fechou-se num estúdio para dar uma entrevista a uma dupla de jornalistas do Brut., um site com uma forte operação multimédia. Um candidato, aliás, um Presidente que quase não tinha feito campanha, que evitou os contactos de rua e não apareceu no único debate televisivo na France 2, escolheu gastar os últimos cartuchos da campanha numa entrevista online ao Brut. durante uma hora e 56 minutos.
As razões da estranha opção de agenda tinham, apesar de tudo, uma lógica macroniana. O Brut. tem virtualmente uma penetração de 100% nos jovens franceses entre os 15 e os 34 anos, que pelo menos uma vez por mês usam a app, o site ou as redes sociais da marca francesa para verem vídeos. A entrevista anterior de Macron ao Brut., no final do ano passado, terá tido quase 17 milhões de visualizações, um sucesso para qualquer político e um enorme sucesso para um político que não chega aos jovens.