O Ministério japonês dos Transportes iniciou esta terça-feira uma investigação na sede da Toyota, após terem sido detetadas irregularidades na certificação de determinados modelos de veículos, avançou a Bloomberg esta terça-feira. As investigações decorrem de um escândalo relacionado com alegadas falsificações de testes de segurança, que também envolvem outros fabricantes de automóveis japoneses.
A Toyota já veio pedir desculpa por ter fornecido dados incorretos ou manipulados para os testes de certificação de segurança. “Não devíamos ter contornado estes processos importantes”, disse o presidente da Toyota, Akio Toyoda, aos jornalistas.
De acordo com a Nikkei foram suspensos os fornecimentos dos modelos Corolla Fielder, Corolla Axio e Yaris Cross, atualmente disponíveis no mercado.
Segundo a agência Reuters, a Toyota, a Mazda, a Honda, a Suzuki e a Yamaha afirmaram ter apresentado dados incorretos ou manipulados quando solicitaram a certificação dos veículos. A mesma fonte acrescenta que os outros quatro fabricantes também serão inspecionados.