O Governo vai tornar gratuitos os medicamentos para os idosos em risco de pobreza. A medida será aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros e vai garantir de imediato remédios comparticipados a 100% (desde que passados com receita médica) a 140 mil beneficiários do Complemento Solidário para Idosos.
A notícia é avançada pelo Correio da Manhã, que cita uma fonte do Governo liderado por Luís Montenegro. A mesma fonte assegura que tal medida “integra-se na necessidade de adotar políticas que salvaguardem idosos, em especial aqueles que se encontram em situação maior vulnerabilidade”.
Estão incluídos na decisão governamental medicamentos, entre outros, para insuficiência cardíaca, doença arterial crónica, doença pulmonar obstrutiva ou colesterol, cujos preços mais elevados eram já parcialmente comparticipados pelo Estado.