Revista de imprensa

Parte dos contribuintes do penúltimo escalão de IRS também vão pagar taxa adicional

A atualização aos escalões do IRS leva a que os contribuintes do penúltimo escalão paguem a taxa de solidariedade, mas só os que tenham rendimentos entre 80 mil e 81.199 euros, noticia esta quarta-feira o “Jornal de Negócios”

José Caria

Uma parte dos contribuintes que em 2024 tenham os seus rendimentos no penúltimo escalão do IRS também vão ter de pagar a taxa adicional de solidariedade, segundo noticia o “Jornal de Negócios”.

Em causa está a atualização dos vários escalões, prevista na proposta do Governo para o Orçamento do Estado do próximo ano, que coloca no penúltimo escalão rendimentos coletáveis “de mais de 51.997 até 81.199” euros.

Para aqueles que caiam para este escalão, mas cujo rendimento ultrapasse os 80 mil euros, será aplicada a taxa de solidariedade de 2,5%. De acordo com o jornal, desde que esta taxa foi criada, em 2012, é a primeira vez que se aplica não só ao último escalão, mas também ao penúltimo (ainda que apenas a uma parcela).

Esta taxa surgiu em 2012, na altura da troika, apenas como medida temporária. Desde então, a taxa sofreu várias alterações, mas manteve-se. A taxa é de 2,5% para rendimentos acima dos 80 mil euros anuais e de 5% para rendimentos superiores a 250 mil euros.

Em 2021 esta taxa abrangeu quase 22 mil agregados.