Revista de imprensa

Governo quer contratar 300 médicos cubanos para trabalharem no SNS durante três anos

Já foi pedido um parecer sobre o reconhecimento das qualificações dos clínicos cubanos à Ordem dos Médicos e ao Conselho de Escolas Médicas Portuguesas, garante o “Jornal de Notícias”

Paulo Vaz Henriques

O Governo pretende contratar cerca de 300 médicos de Cuba para começarem a trabalhar no Serviço Nacional de Saúde em breve e durante três anos, avança o “Jornal de Notícias” esta quarta-feira.

Já foi pedido um parecer sobre o processo de reconhecimento das qualificações dos clínicos à Ordem dos Médicos e ao Conselho de Escolas Médicas Portuguesas, no sentido de agilizar o recrutamento e os procedimentos para iniciarem funções, que são habitualmente demorados.

O processo está a ser levado a cabo pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Ao jornal, o Ministério da Saúde confirma que “decorrem trabalhos conjuntos” para a contratação de médicos estrangeiros, sem concretizar a nacionalidade.

Se os 300 médicos cubanos forem efetivamente recrutados, Cuba passa a ser o terceiro país estrangeiro com mais médicos inscritos na Ordem, logo a seguir a Espanha (1407) e ao Brasil (932).