Os novos radares de controlo de velocidade instalados em Lisboa renderam 8,2 milhões de euros em multas desde que entraram em funcionamento há precisamente um ano, escreve esta quinta-feira o “Público”. Por dia, foram arrecadados cerca de 23 mil euros em coimas por excesso de velocidade na capital.
O novo sistema de radares já registou 363.942 infrações por excesso de velocidade. Em média, isso traduz-se em 1019 coimas por dia e 42 multas por hora.
Dos 8,2 milhões de euros obtidos com multas, 55% desse valor vai para os cofres da Câmara Municipal de Lisboa, que assim arrecadou 4,5 milhões graças a quem tem pé pesado no acelerador. Por sua vez, a Autoridade Tributária ficou com 35%, ou seja, 2,8 milhões de euros. Os restantes 10% vão para a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, que encaixou 800 mil euros.
De acordo com informações da Câmara Municipal de Lisboa prestadas ao Público, o local com mais infrações detetadas nos últimos sete meses do ano passado foi a Avenida Lusíada, com 46.212 casos de excesso de velocidade ‘apanhados’ pelos radares. Segue-se a Avenida Eusébio da Silva Ferreira, junto ao Centro Comercial Fonte Nova.
A 1 de junho do ano passado foram instalados 20 novos radares, que se juntaram aos 21 já existentes e que foram renovados.