Revista de imprensa

Coleção Berardo vale 571 milhões de euros, indica relatório do BdP

De acordo com as contas da galeria de arte Gary Nader, as obras incluídas no acordo com o Estado valem 509,5 milhões de euros; já as obras registadas nas contas da ACB foram avaliadas em 61,6 milhões de euros

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Há oito anos, a Coleção Berardo, na sua totalidade, ou seja, tendo em conta as obras expostas no Museu Berardo, e as obras de arte registadas nas contas da Associação Coleção Berardo, foi avaliada em 571,1 milhões de euros, avança o “Correio da Manhã” esta segunda-feira.

Este valor consta de um relatório do Banco de Portugal (BdP) sobre uma inspeção realizada aos créditos da Caixa Geral de Depósitos, em 2011. Segundo o matutino, três anos antes (2009), a galeria de arte norte-americana Gary Nader fez uma avaliação à coleção, a pedido de Berardo.

De acordo com as contas da Gary Nader, as obras incluídas no acordo com o Estado valem 509,5 milhões de euros; já as obras registadas nas contas da ACB foram avaliadas em 61,6 milhões de euros.

Por comparação com a avaliação feita pela Christie’s em 2006, a Gary Nader valorizou em 61% as obras da Coleção Berardo integradas no acordo com o Estado; a leiloeira britânica avaliou esta parte da Coleção Berardo em 316,3 milhões de euros.