Revista de imprensa

Ex-gestor da Caixa sinalizado na auditoria da EY vai liderar ativos tóxicos do Novo Banco

Jorge Cardoso é um dos sete nomes que estão em cima da mesa do Banco de Portugal, no âmbito de uma eventual reavaliação da idoneidade na sequência da auditoria da EY à Caixa

Nomeado na última sexta-feira, Jorge Cardoso, o novo gestor dos ativos tóxicos do Novo Banco, foi identificado na auditoria independente da EY como um dos gestores responsáveis pela concessão de créditos à revelia da direção de risco na Caixa Geral de Depósitos, avança o “Público” esta quarta-feira. Jorge Cardoso fez parte da equipa liderada por José de Matos na Caixa entre julho de 2013 e dezembro de 2015.

Conforme já havia noticiado o Expresso, Jorge Cardoso é um dos sete nomes que estão em cima da mesa do Banco de Portugal, no âmbito de uma eventual reavaliação da idoneidade na sequência da auditoria da EY à Caixa.

A auditoria da EY a 15 anos de gestão do banco público, recorde-se, identificou dezenas de decisões de crédito que ignoraram a avaliação de risco do banco e que resultaram em perdas de mais de mil milhões de euros só até 2015.