Até ao final de 2018, os estivadores do porto de Setúbal têm uma e uma só prioridade: carregar o máximo de veículos, de forma a expedir os 23 mil automóveis parqueados que valem 300 milhões. O porto garante disponibilidade de mão-de-obra extra. Por sua vez, a empresa alemã irá reforçar o número de navios a carregar no porto, avança o “Jornal de Negócios” esta segunda-feira.
Diogo Vaz Marecos, gerente da Operestiva, empresa de trabalho portuário de Setúbal, disse ao matutino que “o primeiro navio com automóveis da Autoeuropa deverá zarpar segunda-feira”, 17 de dezembro.
“Há uma intenção clara da Autoeuropa de acelerar o embarque de veículos, estando previsto um reforço dos navios a rumar a Setúbal”, disse, frisando ainda que a empresa tem “trabalhadores de sobreaviso para responder às solicitações”.
Em média, os navios habitualmente utilizados pela fábrica da Volkswagen em Palmela transportam dois mil veículos. Ou seja, caso o reforço das frequências de carregamento em Setúbal seja feito com embarcações com estas características, a Autoeuropa terá de realizar pelo menos 12 carregamentos de navios para expedir os cerca de 23 mil veículos atualmente estacionados. A este total somam-se ainda os cerca de cinco mil veículos que deverão ser produzidos até 22 de dezembro.