Depois do sucesso da primeira edição, a Auchan volta a apostar no “A Mesa dos Portugueses" by Auchan, um concurso de culinária para cozinheiros amadores. Se a edição de 2024 celebrou a riqueza da gastronomia portuguesa, a abordagem para este ano vai mais longe e atravessa as nossas fronteiras, convidando os amantes da cozinha a explorar a diversidade de sabores que o mundo tem para oferecer.
A secção “Sabores do Mundo” da Auchan, que contempla vários produtos internacionais e a maior seleção de produtos étnicos concentrada num único espaço de retalho moderno, foi o ponto de partida para esta edição do “A Mesa dos Portugueses” by Auchan. A secção Sabores do Mundo da Auchan conta com muitas centenas de produtos com os quais se podem percorrer quase todos os continentes. Se esta secção proporciona aos clientes, por si só, uma verdadeira viagem gastronómica sem sair do país, a Auchan quer ir mais longe, desafiando os cozinheiros amadores num concurso onde estes poderão dar largas à sua imaginação propondo receitas inspiradas nesses sabores. As receitas podem ser portuguesas, desde que façam viajar a um lugar específico, pois esse é o objectivo.
APRENDER COM OS MELHORES
“A Mesa dos Portugueses” by Auchan quer celebrar as cozinhas de todo o mundo através da criatividade destes cozinheiros que estão “escondidos” em suas casas. Do caril indiano, à moqueca brasileira, ao Babaganouch do médio oriente, a ideia é que apresentem as suas melhores receitas inspiradas na culinária internacional. Para os ajudar nessa tarefa, o concurso estabelece uma autêntica relação de mentoria pelo que, uma vez mais, os jurados vão acompanhar os concorrentes. O chef Alexandre Silva, proprietário e chefe de cozinha dos restaurantes Loco e Fogo, é o presidente do júri desta edição e a sua experiência irá certamente elevar os pratos dos cozinheiros amadores. Por outro lado, a relação entre os diversos concorrentes também contribuirá para uma experiência em que todos sairão, com certeza, mais ricos.
Para além do chef Alexandre Silva, contamos ainda como júri com a Mirna Gomes, natural do Recife, o Mauro Airosa, chefe e proprietário do restaurante Mojjo, José Serrano Chef da Auchan e Isabel Zibaia Rafael autora do blog “Cinco Quartos de Laranja”.
Este ano, serão atribuídos, ao todo, 16 prémios – o prémio para o grande vencedor no valor total de 9.500 euros (inclui uma viagem gastronómica no valor de 8.000 euros para duas pessoas, 1000€ em compras Auchan, um robot de cozinha Qilive, um trem de cozinha Actuel e um conjunto de facas profissionais); quatro ‘Prémios de Categoria’ do 2.º ao 5.º classificado no valor de 1500€ por prémio; 10 prémios no valor de 300 euros do 6.º ao 15.º classificado; e um ‘Prémio Inovação’.
As inscrições para o concurso decorrem até 31 de outubro, através do site oficial. Os participantes devem submeter as suas receitas originais, inspiradas nos “sabores do mundo”, acompanhadas de fotografias e de uma breve descrição. O júri irá avaliar as receitas e selecionar os finalistas que terão a oportunidade de demonstrar o seu talento: numa primeira fase de apuramento, que irá decorrer num dos Espaços Auchan Live, numa loja Auchan. Irão ainda passar por uma semifinal e posteriormente final, que será realizada em janeiro do próximo ano.
Nesta segunda edição, a Auchan espera que se viva o ambiente da primeira edição, já que este é um concurso de partilha e entreajuda, onde há um contacto próximo com o júri com vista à aprendizagem. Na final os vencedores de cada categoria têm o desafio de cozinhar para mais de 100 pessoas.
Vai ficar a ver ou a cozinhar?