Exclusivo

Presidenciais 2021

“As escolas potenciam a disseminação social”, diz Marcelo após ter falado com Costa. Decisão “até esta quinta-feira”

O Presidente/candidato visitou o seu antigo liceu, o Pedro Nunes, no centro de Lisboa, e antes tratou de falar com António Costa para articular e pressionar o anúncio de novas medidas, entre as quais pode estar o fecho das escolas. "Não é possivel dizer ao vírus para parar na parede das escolas", antecipou Marcelo: "é uma questão - explicou - que se vai colocar entre hoje e amanhã"

TIAGO MIRANDA

Marcelo Rebelo de Sousa interrompeu esta quarta-feira uma sessão de campanha em Lisboa para atender um "telefonema do estrangeiro". Ausente em Bruxelas, António Costa e o Presidente falaram por breves minutos. Em causa o eventual anúncio de novas medidas, entre elas o fecho das escolas.

Antes de falar no Liceu Pedro Nunes - onde chegou com três testes feitos: um PCR anteontem que deu negativo, um antigénio esta manhã que deu negativo e um PCR feito ontem que ainda não tem resultado - Marcelo quis articular com António Costa o timing do que entende que tem que acontecer rapidamente nas escolas. Mas, estando o primeiro-ministro fora, o contacto telefónico tardou e aconteceu já em plena ação de campanha.