Exclusivo

Presidenciais 2021

E ao 7.º dia, ciganos entram na campanha de Ana Gomes

No bairro dos navegadores, em Porto Salvo, a candidata presidencial teve, pela primeira vez, direito a aplausos e 'vivas'. A comunidade cigana prometeu um voto em massa e fez a festa contra Ventura. Os insultos foram muitos e sem travão

Ana Baiao

"Fique à vontade, os votos são todos para si", grita um habitante do bairro dos navegadores. "A comunidade cigana tem um milhão e os nossos votam todos na drª Ana Gomes", assegura o homem. Ali, não parece haver confinamento, com toda a gente na rua, quase todos sem máscara. Ana Gomes foi reunir-se com a comissão de moradores e ouvir os problemas do bairro, recebeu, em troca, o primeiro 'banho' de multidão. Com as devidas distâncias, claro, e sendo a multidão relativa porque os tempos não estão para isso.

Logo à primeira curva da estrada, António Romeira vai ao encontro da candidata, logo aos gritos de que "é a candidata dos ciganos, vamos todos votar nela". Sem máscara na cara, cumprimenta de cotovelo Ana Gomes e começa a disparar contra André Ventura porque "é racista, ele é o Hitler, é um nazi". A candidata ainda fala em inclusão e de ser de todas as comunidades "africanas, ucranianas, ciganas, porque Portugal é de todos", mas o volume já está no máximo e ninguem trava o homem que está ali para dizer o que lhe bem apetece.