Exclusivo

Presidenciais 2021

Ao volante da corrida ao voto, Ana Gomes junta autarcas, polícias e médicos

É a própria candidata quem conduz o carro da sua campanha eleitoral que, só esta manhã, foi a Santarém ouvir autarcas, depois os responsáveis pelo comando distrital da PSP e ainda os trabalhadores do Hospital central. Mas, a velocidade que Ana Gomes quer imprimir à campanha não faz milagres e a agenda carregada da candidatura obrigou médicos e enfermeiros - em plena pandemia - a uma hora de espera para saudar a candidata.

TIAGO PETINGA

Com um atraso de uma hora face ao previsto, Ana Gomes chega ao hospital de Santarém onde o diretor clínico, Paulo Sintra e o chefe dos enfermeiros, João Formiga, aguardam, à porta, para fazer as honras da casa. Na agenda da candidata, estava prevista uma "reunião com a administração e visita ao hospital distrital", mas na verdade, o que o pessoal esperava era "uma saudação de Ana Gomes aos trabalhadores".Com o hospital a redobrar cuidados de segurança e a esticar camas e meios para acudir ao acréscimo de procura (só de casos covid-19, tem hoje 85 internamentos e dez camas de UCI ocupadas) foi encontrado "um espaço ao lado do bar" para receber Ana Gomes.

O atraso do programa "é complicado, numa altura destas", assume um dos membros da comitiva hospitalar ao Expresso. Mas, a candidata, estava, nesse preciso momento, em frente ao comando distrital da PSP a prestar declarações sobre o "altamente preocupante" caso da vigilância a dois jornalistas durante a investigação do caso E-toupeira e as horas escorregaram. "Está perto, deve estar a chegar", diz o porteiro.