SANDWOODS
Este condomínio privado está localizado entre o Parque Natural de Sintra-Cascais e a Quinta da Marinha e está integrado numa área de pinhal de 88.000 m². É composto por 39 moradias e seis casas e combina exclusividade, sustentabilidade e conforto.
Verifica-se aqui uma abordagem consciente e funcional, onde a arquitetura respeita e valoriza o ambiente. As habitações foram implantadas de forma orgânica, preservando a harmonia com a paisagem. Os jardins privativos funcionam como extensões naturais, reforçando a integração entre o espaço construído e a envolvente.
As Pool Villas, de tipologia T3 e T4, de construção nova, isoladas ou geminadas, contam com piscinas exclusivas, estacionamento privativo e jardins amplos, integrados na paisagem verde do empreendimento.
A Main House, reabilitada com respeito pela traça original, inclui seis habitações, quatro térreas (T2, T3 e T4) com jardins privativos e duas no piso superior (T1 e T3) com varandas. A piscina vitoriana, com 200 m2, foi restaurada e destaca-se como espaço de lazer exclusivo para os moradores da Main House.
Parque infantil, horta comunitária biológica, campo de ténis, tabela de basquetebol e uma sala de condomínio/festas, são as suas zonas comuns. O compromisso com a sustentabilidade reflete-se nas certificações obtidas - AQUA+, LiderA A++, classificação energética A+, e na distinção NZEB 21 – Edifício Muito Eficiente - assegurando os mais elevados padrões de eficiência e responsabilidade ambiental. As soluções de energia renovável foram integradas e harmonizadas com materiais de construção certificados, duráveis e de baixo impacto ambiental.
Link: https://www.sandwoods.pt/
Promoção: Avenue
Arquitetura: Bernardes Arquitetura
Engenharia: P2S Project
Categorias a concurso: Sustentabilidade – Construção/Arquitetura Sustentável
EMPREENDIMENTO CASAL DE PASSOS
É na Foz do Douro, no Porto, que se situa o Casal de Passos, um condomínio composto por um bloco habitacional com dez frações, com tipologias do T2 a T4 e duas moradias T4 e T5, respetivamente com piscina e logradouro privado.
Neste projeto foram utilizadas carpintarias de origem nacional, mosaicos de produção e colocação artesanal, mármores e cerâmicas. Envolvido pela natureza, o moderno e o histórico convivem.
Uma das vilas resulta da reabilitação de uma moradia apalaçada, cuja traça foi mantida. No piso superior da moradia, encontram-se três suítes e uma master suite com closet. Já no piso médio, encontra-se a zona social, com sala de estar, de jantar, cozinha e casa de banho. Desce-se ao piso inferior por uma elegante escada curvilínea e elevador, onde coexistem garagem, lavandaria e vários espaços de arrumos. No exterior, a fachada, com pormenores de granito, contrasta com o logradouro privativo, com piscina.
A segunda vila foi construída de raiz, com uma distribuição dos espaços praticamente igual à anterior, mas uma estética diferente, com tetos altos e inclinados. Tem piscina forrada com mosaico hidráulico verde, que se mistura com os tons da vegetação envolvente.
Link: https://www.grupoarliz.pt/casaldepassos/
Promoção: Grupo Arliz
Arquitetura: José Carlos Cruz
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova - Habitação
ALA ÁLVARO SIZA
A Ala Álvaro Siza é um edifício totalmente integrado na paisagem do Parque de Serralves, no Porto, que não se impõe, não pretende ser um gesto arquitetónico imponente, mas sim uma expressão de crescimento natural, como um novo ramo que cresce a partir de uma árvore.
Neste novo edifício são apresentadas exposições dedicadas à Coleção de Serralves – que está assim exposta em permanência, mas de forma dinâmica – e, à arquitetura, um dos eixos estratégicos da missão de Serralves.
O museu conta com três pisos, um de arquivos e dois de exposição e veio acrescentar 44% de área expositiva e 75% de área de reservas. Esta ampliação permite, por um lado, a captação de novas doações e depósitos e a valorização contínua da Coleção de Serralves, e por outro, a apresentação de uma narrativa inédita sobre a arquitetura e a arte contemporânea portuguesa, relacionando-a com artistas e movimentos internacionais que a contextualizam e com ela dialogam.
Link: https://www.serralves.pt/institucional-serralves/museu-ala-siza/
Promoção: Fundação de Serralves
Arquitetura: Álvaro Siza Vieira
Engenharia: AOF
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova - Turismo
VILLA SANCHES
Situado em Campo de Ourique, Lisboa, este empreendimento habitacional é composto por dois edifícios de habitação com frentes para a Rua Campo de Ourique e a Praça Afonso do Paço. Este projeto reformula uma parcela profunda e irregular, libertando um amplo espaço central onde se projeta um jardim, contribuindo para a requalificação ambiental e paisagística.
Com tipologias de T2 a T4 a Villa Sanches aposta num desenho contemporâneo e na diferenciação dos materiais utilizados, conjugando betão, cobre e madeira para criar um ambiente moderno e confortável. Cada apartamento é concebido de forma diferenciada na sua tipologia, como extensão da identidade, individualidade e privacidade de cada residente. Este princípio expressa-se numa fachada dinâmica e orgânica, unificada pelos traçados curvos dos limites das varandas, donde se desfruta da vista para o Parque de Monsanto e a paisagem urbana de Lisboa.
As áreas exteriores coletivas estão distribuídas por um percurso dinâmico que garante grande permeabilidade, permitindo uma mobilidade suave. O espaço interior prolonga-se sobre o exterior, numa atmosfera luminosa e aberta. Conjugando os reflexos dos materiais vítreos, a solidez do betão com inertes de pedra calcária local e o conforto da madeira nos pavimentos, o projeto interpreta durabilidade como sustentabilidade na construção de um exterior robusto, em contraposição a um interior quente, flexível e acolhedor.
Link: https://vogue-homes.com/index.php/pt/portfolio/villa-sanches
Promoção: Vogue Homes
Arquitetura: Menos é Mais
Engenharia: Adão da Fonseca - Engenheiros Consultores
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova – Habitação
RODOLFO NATÁRIO – CASAS SÃO PAIXÕES
O Pulse é um CRM imobiliário avançado, desenvolvido internamente pela Rodolfo Natário - Casas São Paixões, 100% português, feito por consultores e para consultores. Oferece uma experiência de utilização intuitiva, acessível em qualquer dispositivo, com foco na produtividade, mobilidade e inteligência de dados. Reúne numa só plataforma a gestão de leads, imóveis, propostas, visitas e clientes. Integra inteligência artificial, automações, dashboards em tempo real e websites personalizados para cada consultor.
Foi desenhado para toda a equipa, é simples de usar e cresce com a experiência de quem o utiliza. Promove colaboração, método, resultados e está pronto para o futuro da mediação imobiliária.
Link: https://rodolfonatario.pt/
Categorias a concurso: Inovação na Mediação
GUARDA RIO
Situado sobre o rio Tejo, na cidade de Santarém, este projeto é formado por um edifício com uma identidade e arquitetura únicas, envolvido na natureza que o rodeia. É composto por 20 frações de tipologias T2 a T4 duplex, com vista sobre o rio Tejo e as Lezírias. Luminoso, tem amplos vãos e boa exposição solar, varandas de grande dimensão e certificação energética A+.
Os acabamentos contemporâneos, elegantes e naturais, com os tons da madeira e de betão à vista, permitem que o Guarda Rio se harmonize com a paisagem. Cada apartamento apresenta uma criteriosa aplicação de materiais contemporâneos e intemporais. O edifício tem ainda um espaço de lazer com piscina, no rooftop.
Link: https://www.casimiroecoelho.com/vendas/edificio-guarda-rio-santarem
Promoção: Casimiro&Coelho, Lda
Arquitetura: Arquitetos Freire de Oliveira
Engenharia: Ponto Bat – Gabinete de Projetos da Batalha
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova – Habitação; Arquitetura de Interiores – Habitação
TIME OUT MARKET PORTO
Foi a 3 de maio de 2024 que o Time Out Market abriu portas na ala sul da Estação de São Bento, no Porto, devolvendo à cidade um espaço até então degradado e encerrado ao público.
O projeto de reabilitação devolveu à Invicta um edifício histórico, transformando-o num vibrante centro gastronómico e cultural. A intervenção arquitetónica distinguiu-se pela sensibilidade com que manteve a identidade original do edifício, respeitando a sua memória e caráter, ao mesmo tempo que o preparou para um novo propósito. Mais do que restaurar, este projeto reinventou. Um espaço inutilizado deu lugar a um lugar de encontro, partilha e descoberta, com um novo papel na dinâmica urbana do Porto.
Com cerca de dois mil metros quadrados, o Time Out Market Porto integra 16 espaços cuidadosamente selecionados – 12 restaurantes, dois bares, e uma torre em ferro e vidro com uma loja no piso térreo e um restaurante e bar de vinhos no topo, com vista para a cidade.
Este é um exemplo na reabilitação do património arquitetónico com propósito contemporâneo. Um projeto que preserva o passado, responde ao presente e projeta o futuro da cidade.
Link: https://www.timeout.pt/time-out-market-porto/pt
Arquitetura: Eduardo Souto de Moura e Luís Peixoto
Engenharia: Adão da Fonseca – Engenheiros Consultores
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução – Comércio; Reabilitação e Reconstrução – Turismo
RIO MIREAR
É em Miraflores, às portas de Lisboa, que se localiza este projeto. Na sua envolvente fica o Parque Natural de Monsanto e o Parque Urbano de Miraflores e o rio Tejo está logo ali ao lado. Não deixa de estar situado em ambiente urbano, mas com muita natureza à mistura.
O Rio Mirear apresenta 54 apartamentos, de tipologias T2 a T5 com interiores amplos e varandas com vista para o rio e para Monsanto. Tem estacionamento privativo, ginásio exclusivo para os moradores e lobby decorado.
Link: https://www.solyd.pt/rio-mirear/
Promoção: Solyd Property Developers
Arquitetura: Cristina Rocheta e Solyd Property Developers
Engenharia: Carlos Antunes e Solyd Property Developers
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova – Habitação
TERRACE MIREAR Bloco A
Localizado em Miraflores, este projeto está em harmonia com o verde de Monsanto e o azul do Tejo. O Bloco A integra 102 apartamentos, de tipologias T1 a T5, com áreas amplas, varandas e terraços generosos, excelentes acabamentos, estacionamento para automóveis e bicicletas com pré-instalação para veículos elétricos.
Tem também ginásio, piscina, sauna, jacúzi, sala multiusos e lobby decorado. Conjuga a energia da cidade com a tranquilidade e conforto.
Link: https://www.solyd.pt/terraces-mirear/
Promoção: Solyd Property Developers
Arquitetura: Cristina Rocheta e Solyd Property Developers
Engenharia: Carlos Antunes e Solyd Property Developers
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova – Habitação; Sustentabilidade – Construção/Arquitetura Sustentável
ROSSIO 85
Composto por 14 apartamentos de tipologias T1 a T2 e áreas entre os 62m² e os 113m², o Rossio 85, em Lisboa privilegia uma confortável vivência cosmopolita, no centro de Lisboa. Os seus apartamentos estão licenciados como Apartamentos Turísticos. Foram cuidadosamente pensados e desenhados com grande flexibilidade e conforto em mente, satisfazendo quer os residentes mais pontuais como aqueles que procuram uma morada temporária no centro de Lisboa.
Link: https://www.stonecapital.pt/en/projects/rossio-85-en/
Promoção: Stone Capital
Arquitetura: Intergaup
Engenharia: Luís Gião Marques e Graucelsius
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução – Habitação; Reabilitação e Reconstrução – Comércio; Arquitetura de Interiores – Habitação; Arquitetura de Interiores – Comércio
QUARTEIRÃO DO ROSSIO
Este projeto reflete a alma de Lisboa, onde o tempo esculpe fachadas e cada pedra murmura histórias de séculos. O quarteirão que abraça a Praça do Rossio, a Praça da Figueira, a Rua do Amparo e a Rua da Betesga, é um relicário vivo, cujas memórias vibram no coração de Santa Maria Maior.
As intervenções realizadas honram o passado, equilibrando-o com as exigências do presente, não comprometem a essência do edifício, não tendo havido expansão volumétrica. Respeitaram o espírito do espaço e as necessidades de quem o ocupa, agora com uma vocação comercial.
Ajustes subtis foram feitos: o posto de transformação foi realocado, um elevador eliminado, novos vãos abertos para permitir a circulação entre os antigos muros. As escadas rolantes ligam os pisos, traçando uma nova dinâmica, mas sem ferir a memória do edifício. As divisórias internas, reorganizaram os espaços. Os saguões continuam a respirar, permitindo que a luz e o ar os atravessem, mantendo-se intactos.
A escolha de não escavar para o elevador no eixo 2 revelou uma delicadeza para com as camadas históricas escondidas sob o solo. No seu lugar, as escadas rolantes deslizam pelos níveis, garantindo uma fluidez entre os andares, preservando a serenidade do edifício. Os azulejos pombalinos e as pinturas decorativas foram restauradas e o painel de António Lino, mantido.
As fachadas, voltadas para a cidade, mantiveram-se fiéis ao traçado original. Apenas pequenos ajustes foram feitos, sem interferir na dignidade da estrutura pombalina, cujas linhas e proporções ainda desenham o horizonte de Lisboa. O objetivo foi preservar o equilíbrio entre o peso da história e a leveza de um novo uso.
Link: https://contactoatlantico.com/pt-pt/project/quarteirao-do-rossio-2/
Promoção: JCKL Portugal
Arquitetura: Contacto Atlântico
Engenharia: Vários
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução – Comércio
THE LINCE SANTA CLARA HISTORIC HOTEL
Nascido no coração do antigo Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde, o The Lince Santa Clara é um refúgio onde mais de sete séculos de história se fundem harmoniosamente com o design contemporâneo. Às portas do Porto, este imponente monumento do século XIV foi transformado num hotel sofisticado, preservando a alma arquitetónica do convento original enquanto lhe conferia uma nova vida.
A sua fachada e os impressionantes arcos de pedra continuam a emanar imponência e agora acolhem dois restaurantes: um dedicado à gastronomia tradicional portuguesa e outro que propõe uma experiência de fine dining.
Os quartos e suítes apresentam interiores serenos em tons de branco, marfim e cinzento, acentuados por detalhes Art Déco e casas de banho revestidas em mármore branco de estilo palaciano. Para momentos de puro relaxamento, o hotel tem uma piscina infinita exterior, bem como uma piscina interior e um spa.
Link: https://thelincehotels.com/santaclara/
Arquitetura: Atelier Carvalho Araújo
Interiores: Vilaça Interiores
Engenharia: BO Associados
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução – Turismo; Arquitetura de Interiores - Turismo
LISBON CHIADO HOTEL&SPA
Este hotel resulta da reabilitação e reconstrução de dois edifícios, sitos no gaveto formado pelo Largo Rafael Bordalo Pinheiro n.º 20 e 20A, Rua da Trindade 15 e Rua Nova da Trindade n.º 10, 10A e 10B.
O conjunto arquitetónico é constituído por três pisos abaixo da cota de soleira e seis acima, mais sótão (trapeira). É composto por 24 quartos duplos e 16 suítes e tem categoria de 5 estrelas. No rooftop têm-se uma vista de 360.º de Lisboa.
Link: https://www.coporgest.com/hotels/lisbon-chiado-hotel/
Promoção: Coporgest
Arquitetura: Coporgest e Pilar Paiva de Sousa
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução – Turismo; Arquitetura de Interiores – Turismo
SAVOY RESIDENCE MONUMENTALIS
Com 150 apartamentos, o Savoy Residence Monumentalis está situado no Funchal. Este empreendimento estabelece uma nova centralidade na cidade, combinando uma exclusiva zona residencial e comercial com praças, jardins e áreas de lazer, com vistas para o mar.
Com acessos pela Estrada Monumental e pela Rua Velha da Ajuda, este projeto distingue-se pela localização privilegiada, qualidade das áreas, materiais de excelência e pelo compromisso com a sustentabilidade e a inovação.
O projeto arquitetónico privilegiou o equilíbrio entre elegância e funcionalidade. O empreendimento oferece tipologias de T1 a T4, onde todos os quartos são suíte e possuem estacionamento em box com porta automática. Adicionalmente inclui um ginásio, piscina comum e uma seleção de apartamentos com piscina privativa. Cada detalhe foi cuidadosamente pensado, com uma seleção de materiais com forte ligação à natureza, destacando o uso de betão aparente, pedra, vidro e água. Em muitas das frações, as varandas e terraços superam em dimensão o espaço interior, reforçando a sensação de viver numa moradia.
O empreendimento conta com 11.500 m² de áreas ajardinadas, incluindo um jardim comum de aproximadamente 3.500 m², espaços ao ar livre, lagos e zonas de lazer. Está associado aos serviços e hospitalidade da Savoy Signature.
Link: https://savoyresidence.com/pt-pt/monumentalis/
Promoção: AFA Real Estate
Arquitetura: RH+ Arquitectos
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova – Habitação
CENTRO INTERPRETATIVO DAS ÁGUAS DE CANEÇAS
Este espaço, implantado no atual terreno da Fonte das Piçarras, é uma das várias fontes com classificação patrimonial da localidade de Caneças. A intervenção realizada teve como objetivo a recuperação da fonte, bem como revelar a dinâmica cultural em torno das idiossincrasias da vila de Caneças, suas fontes e aqueduto.
Trata-se de um projeto de génese sensorial, no qual a presença de água é presumida de forma visual e sonora, em diálogo permanente com a fachada da fonte de densa ornamentação neomanuelina e combinando as suas proporções e impacto visual, anteriormente incógnito e intangível. A obra arquitetónica ficou completa com a instalação do projeto museográfico da autoria do artista-plástico António Viana.
Link: https://www.cm-odivelas.pt/conhecer-odivelas/ciac-centro-interpretativo-das-aguas-de-canecas
Promoção: Câmara Municipal de Odivelas
Arquitetura: David Dionísio
Engenharia: Tecnopert - Projectos e Planeamento Lda
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução – Equipamento Público, Social ou Património Cultural
OMBRIA ALGARVE
Localizado no coração do barrocal algarvio, este resort combina excelência turística, arquitetura sustentável e integração com a natureza envolvente. Desenvolvido com uma visão de longo prazo, o projeto reflete o compromisso com a preservação ambiental, valorização do património local e o desenvolvimento económico e social da região.
Este projeto conta com um hotel de 5 estrelas gerido pela cadeia Viceroy Hotels & Resorts e oferece um total de 141 chaves, incluindo 65 branded residences, desenhadas para proporcionar uma experiência residencial com os serviços de um hotel.
O Ombria Algarve distingue-se pela sua oferta abrangente de serviços e comodidades: um campo de golfe de 18 buracos integrado na paisagem natural, um spa de 2.000m², piscinas exteriores e interiores, um clubhouse, restaurantes, um centro de conferências totalmente equipado e diversas opções imobiliárias.
Com uma área bruta de construção de 26.110m², o resort foi concebido com uma abordagem sustentável em todas as fases do desenvolvimento, refletindo-se tanto na escolha dos materiais como nas soluções energéticas implementadas. Representa um modelo de referência para o turismo de luxo sustentável em Portugal, promovendo a criação de emprego local, incentivando a economia circular e posicionando o interior do Algarve como destino de excelência.
Link: https://www.ombria.com
Promoção: Ombria Algarve
Arquitetura: WATG e Promontório
Engenharia: Betar, Prom&E Consulting e Certiprojeto
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova – Turismo; Sustentabilidade – Construção/Arquitetura Sustentável; Projeto de Impacto Económico, Social e Ambiental
ESCRITÓRIO MIRANDA
Criada em 1987, a Miranda é uma das principais sociedades de advogados em Portugal. Depois de vários anos com sede nas Amoreiras, decidiu mudar-se para um dos mais modernos edifícios de escritórios em Lisboa, o Allo, em Alcântara.
Assumindo uma configuração única, a receção é o ponto de partida para entrar no novo escritório, acolhendo colaboradores e visitantes. Através de um pequeno auditório e de uma biblioteca que abraça todo o ambiente, foi possível criar um espaço multifuncional, onde se podem consultar livros de direito, fazer uma pausa ou contemplar a vista sobre a ponte e o rio Tejo.
Passando a receção, encontra-se uma zona com salas de reunião, onde se destacam os materiais naturais como a madeira e os acabamentos de qualidade. Nas restantes áreas, o espaço está dividido entre os gabinetes dos sócios, open spaces e vários ambientes para trabalhar informalmente ou colaborar.
Acomodando uma coleção de arte que marca o percurso por todo o escritório, as soluções construtivas foram de encontro às necessidades da Miranda, que concentrou num único piso toda a sua equipa. Aliando um cariz industrial, com tetos recortados com as instalações técnicas à vista e uma inegável intemporalidade, o espaço está preparado para acolher diversas formas de trabalhar, mas também para proporcionar ambientes de descompressão como a cafetaria. Aqui, foi escolhida uma cuidada seleção de mobiliário e de acabamentos, criando o cenário ideal para promover a socialização e o espírito de equipa.
Link: https://www.vectormais.com
Arquitetura de interiores: CBRE
Construção e seleção de mobiliário: Vector Mais
Categorias a concurso: Arquitetura de Interiores – Escritórios
CLOUDFLARE
Seguindo o crescimento da Cloudflare em Portugal, o seu novo escritório em Lisboa vem responder à necessidade de ter um espaço para acolher mais colaboradores, mas também oferecer as melhores condições de trabalho.
Apesar da pandemia ter introduzido formas mais flexíveis de trabalhar, os espaços físicos assumem uma grande importância para a empresa tecnológica americana, sendo essenciais para impulsionar a cultura corporativa e promover a ligação entre equipas.
O escritório localizado no edifício Allo é o reflexo dessas preocupações, apresentando ambientes confortáveis e apelativos, onde as soluções arquitetónicas e construtivas desempenham um papel fundamental. Apresenta o balanço perfeito entre espaços partilhados, onde todos são convidados a estar, até ambientes de trabalho em open space, áreas de concentração e salas de colaboração.
A materialidade e a cor assumem um papel fundamental nos interiores, notória em todos os ambientes através da utilização de azulejos, tijolos em terracota, madeira e uma paleta de tonalidades entre o coral, amarelo, azul e verde. Estas opções do projeto aliadas aos tetos expostos pintados de branco, aumentam a luminosidade e tiram proveito da proximidade à ponte e ao rio Tejo.
Link: https://www.vectormais.com/pt/cloudflare
Arquitetura de interiores: Openbook
Construção: Vector Mais
Categorias a concurso: Arquitetura de Interiores – Escritórios
ORIENTE GREEN CAMPUS
Localizado em Lisboa, o Oriente Green Campus revitalizou o norte do Parque das Nações, ao converter um edifício inacabado desde 2012 num centro dinâmico de educação e atividade corporativa. Originalmente concebido como um centro comercial, o edifício encontrava-se devoluto e sem qualquer função. Com esta intervenção, foi convertido num empreendimento de uso misto com 42.000 m², que acolherá cerca de 9.000 utilizadores, entre estudantes universitários e ocupantes corporativos.
O projeto destaca-se pelo seu compromisso com a sustentabilidade, tendo reaproveitado cerca de 91% da estrutura existente e obtido certificações LEED e WELL Platinum. O Oriente Green Campus reduz a escala da estrutura original e integra-se harmoniosamente no espaço urbano, tirando partido do clima local e do caráter pedonal do bairro de Moscavide. O resultado é uma comunidade vibrante e sustentável, bem conectada aos transportes públicos e alinhada com as melhores práticas de reabilitação urbana. É exemplo de como a requalificação pode gerar valor, promovendo a regeneração urbana e um impacto positivo para a cidade.
Link: https://orientelisbon.com/
Promoção: Norfin com investimento da Orion Capital Managers
Arquitetura: Saraiva+Associados e Kohn Pederson Fox
Engenharia: JSJ, BIM Source, GET, Ohm, ETU
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução – Escritórios; Sustentabilidade – Construção/Arquitetura Sustentável
SALINAS PARK
O projeto Salinas Park está situado à entrada da cidade de Alverca do Ribatejo, no cruzamento entre a Avenida Engenheiro Vilar Queiroz e a Rua Coronel Edgar Pereira da Costa Cardoso. Além de beneficiar da expansão contínua da área metropolitana de Lisboa, conta também com acessos à N10 e a A1 Lisboa-Porto, além de conexões ferroviárias.
Historicamente o edifício serviu como o centro nacional de distribuição da Nestlé, tendo numa fase posterior albergado diversos inquilinos ao longo dos anos, sendo a mais recente ocupação a de um operador logístico e centro alfandegário.
Durante o processo de estudo preliminar e licenciamento, alinharam-se os interesses da comunidade e as necessidades locais. O resultado foi a reconversão do edificado existente, transformando-o num retail park com 11,855 m² de ABL, ancorado por um supermercado e complementado por uma variedade de lojas de outros segmentos, incluindo decoração, moda, pet shop, restaurante drive-thru, entre outros. Adicionalmente e no terreno sobrante, tendo em conta o potencial de edificabilidade adicional, foram construídos 57 armazéns destinados a PMEs, totalizando 10.799 m².
No âmbito da sustentabilidade o projeto prevê atingir uma classificação BREEAM ‘Excellent’ com vista ao cumprimento das normas ambientais contemporâneas.
Link: https://salinaspark.pt/
Promoção: Mitiska REIM
Arquitetura: MaisR Arquitetos
Engenharia: Work3 Engenharia
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova – Comércio
NOVA VILA RETAIL PARK
Implantado num terreno de oito hectares e composto por mais de 23.000 m² de área bruta locável, o Nova Vila Retail Park, está localizado junto à nacional N125, no concelho de Portimão. O empreendimento possui 16 lojas e nasceu no local onde anteriormente existia o Portimão Retail Park, inaugurado em 2006 e que foi totalmente destruído por um incêndio em 2012.
A sustentabilidade é um pilar presente ao longo de todo o projeto no qual foram incorporadas várias zonas verdes com plantas autóctones; estrutura de reaproveitamento de águas pluviais para a rega especialmente importante nesta região, atendendo ao risco de escassez de água; controlo de iluminação no parque, para reduzir as emissões de CO₂, estando ainda prevista a instalação de painéis fotovoltaicos na cobertura. Para além da criação de um destino comercial sustentável, apostou-se na preservação da herança cultural e identidade algarvias.
O nome escolhido tem origem no nome dado a Portimão no século XV pelo rei D. Afonso V, “Vila Nova de Portimão”. Com fachadas brancas e simples, a arquitetura presta também homenagem ao património e à memória coletiva das gentes do Algarve.
Link: https://www.novavilaretailpark.pt/
Promoção: Mitiska REIM
Arquitetura: Broadway Malyan
Engenharia: Work3 Engenharia
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova – Comércio
PAÇOS DA PRELADA EVO
O Paços da Prelado Evo, no Porto, diferencia-se pelo seu traço arquitetónico, preocupações de eficiência energética e aproveitamento das áreas sociais para atividades de lazer e de trabalho. Os equipamentos, materiais, acabamentos, soluções integradas de comodidade, zonas verdes e a área infantil, fazem com que seja ideal para jovens e novas famílias.
Neste projeto foi adotada uma abordagem abrangente relativamente à sustentabilidade, adotando medidas que vão desde a poupança de água, às energias renováveis, eficiência energética e aposta nos isolamentos. A utilização de bombas de calor na climatização das habitações e nas AQS, apoiadas por energia solar, permitem uma grande redução nos consumos energéticos. Para compensar os gastos energéticos serão instalados painéis fotovoltaicos que irão alimentar diretamente cada habitação e ainda as zonas comuns. A aposta em isolamentos de qualidade, a escolha de vidros com controlo solar adequado e caixilharias com corte térmico, irá aumentar o conforto das habitações, mas também reduzir as necessidades de aquecimento/arrefecimento. Estas preocupações permitiram que todas as habitações tenham classificação energética A+.
Houve também uma preocupação com o espaço interior das habitações que possuem ar condicionado em todas as divisões, tetos falsos com iluminação led, isolamentos acústicos entre pisos e apartamentos do mesmo piso, utilização de tubagem insonorizada, estores elétricos, varandas com deck e armários embutidos. Nos espaços comuns foram instaladas tomadas de carregamento para veículos elétricos para todas as frações. Possui zona de parque para bicicletas, parque infantil, cacifos para a receção de encomendas, um espaço totalmente equipado no rés do chão para conferências e reuniões, utilização com escritórios, realização de festas ou convívios, zona social e um pequeno espaço de apoio à atividade física.
Link: https://imodavila.pt/pacos-da-prelada-evo/
Promoção: Imodávila S.A.
Arquitetura: APEL
Engenharia: APEL - Vários
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova – Habitação
ACELERADOR DIGITAL ERA – LEAD.ERA 3.0
O Lead.ERA 3.0 é a mais recente evolução da plataforma digital desenvolvida pela ERA Portugal para potenciar a geração de leads qualificados e acelerar o processo de comercialização de imóveis. Integrada no ecossistema tecnológico da marca, esta ferramenta representa um salto qualitativo na forma como os consultores imobiliários planeiam, executam e otimizam campanhas digitais de forma autónoma, simples e eficaz.
A versão 3.0 do Lead.ERA introduziu avanços significativos em três eixos principais. O primeiro, da automatização inteligente, permite que com apenas três a cinco cliques, os consultores possam ativar campanhas de marketing digital com segmentação geográfica e comportamental automática baseada nos dados do imóvel e do mercado local. Dá resultados mensuráveis e em tempo real, já que a nova versão integra dashboards intuitivos que permitem acompanhar, em tempo real, os principais KPIs de cada campanha com alcance, impressões, cliques, leads gerados e custo por lead, garantindo total transparência e possibilidade de otimização contínua. Em terceiro, permite a integração com CRM e inteligência comercial, pois as leads geradas são automaticamente integradas no CRM da rede ERA, acelerando o follow-up e aumentando a taxa de conversão. Adicionalmente, a plataforma sugere insights sobre o desempenho das campanhas e recomenda ações de melhoria com base em machine learning.
Link: https://www.era.pt/vantagens/acelerador-digital-era
Categorias a concurso: Inovação na Mediação
MUTUAL CAMPO ALEGRE
Situado no Porto, este edifício de escritórios apresenta 10.000 m² de área, com espaços sustentáveis e reformados, localizados perto de duas estações de metro. A localização privilegiada não só oferece vistas deslumbrantes sobre o Rio Douro, como prioriza a saúde e o bem-estar dos ocupantes, pela sua envolvente.
Com terraços privativos, jardins e terraço, oferece um ambiente ideal para momentos de socialização e descontração. A sua promotora está comprometida em atingir metas de sustentabilidade e ESG, buscando certificações com os padrões LEED e WELL e promovendo um ambiente moderno e diferenciado que promova a conectividade e a construção de comunidade entre os inquilinos.
Link: https://www.mutualporto.com/
Promoção: Osborne+Co | Adriparte
Arquitetura: Openbook
Engenharia: Vários
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução - Escritórios
CASA DA PORTELA
A Casa da Portela foi pioneira em Portugal ao implementar há 12 anos, um modelo de negócio transformador com 100% de comissão para todos os seus consultores. Apostou em aplicar valores fixos por transação, independentemente do valor do negócio, garantindo assim a comissão mais justa do mercado e colocando o consultor no centro da operação.
Com sede no Porto, opera de forma totalmente digital e presta apoio remoto a profissionais em todo o país, rompendo com a estrutura tradicional do setor e redefinindo o que significa ser consultor imobiliário.
Link: https://www.casadaportela.pt/
Categorias a concurso: Inovação na Mediação
RIVERSIDE
Em Santa Comba Dão, um edifício inacabado e abandonado durante anos, tornou-se um problema urbanístico e social. O seu estado de degradação não só impactava a paisagem da cidade, como transmitia uma sensação de abandono e estagnação. Este projeto de reabilitação devolveu vida a um espaço outrora problemático, convertendo-o num empreendimento residencial moderno com 28 apartamentos, contribuindo para a dinamização da cidade e para a fixação de novos residentes, retirando pressão imobiliária dos grandes centros urbanos.
Num país fortemente polarizado entre o litoral e o interior, os projetos de reabilitação urbana são mais frequentes nas grandes cidades costeiras, enquanto o interior permanece, muitas vezes, esquecido. Comparado com investimentos em áreas metropolitanas, este tipo de projeto gera externalidades positivas mais profundas, promovendo a revitalização das comunidades e a dinamização de pequenas empresas locais. Este projeto de reabilitação transformou um edifício abandonado, num complexo cheio de vida, sustentável e visualmente bem integrado na região.
Link: https://riversidecondominium.pt/pt/
Promoção: Verge Property Developers
Arquitetura: Mjarc
Engenharia: PN10 Engenharia
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução – Habitação; Sustentabilidade - Construção/Arquitetura Sustentável
TERRA CONDOMÍNIO
Este projeto destaca-se pela sua modernidade e integração harmoniosa na paisagem urbana. Com uma área total de construção de 22.104 m², o edifício é composto 100 apartamentos de tipologias que variam entre o T2 a T4, distribuídos por seis pisos. Possui jardim privado com 1000m², quatro entradas independentes, um bicicletário, uma sala lounge/coworking e três espaços comerciais.
Link: https://gfh.pt/portfolio/terra/
Promoção: GFH
Arquitetura: MVCC Arquitectos
Engenharia: PP SEC
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova – Habitação
THE YARD
O complexo habitacional The Yard sobressai pela aposta em soluções inovadoras e sustentáveis. Ao adotar o betão pré-fabricado num edifício de habitação multifamiliar, assegurou maior eficiência e rapidez na execução, além de ter contribuído para a redução do impacto ambiental.
O edifício é composto por 92 habitações, com tipologias de T2 a T4 e dispõem ainda de kidsroom, ginásio, sala gourmet e sala condomínio/coworking.
Link: https://gfh.pt/portfolio/the-yard/
Promoção: GFH
Arquitetura: OODA
Engenharia: A400
Categorias a concurso: Sustentabilidade – Construção/Arquitetura Sustentável; Inovação na Construção
SUN CLIFFS RESORT
Localizado na emblemática zona da Ponta da Piedade, em Lagos, este projeto é composto por duas torres de nove pisos, com cave comum, zonas exteriores e arruamento, totalizando 30.260 m² de área de construção.
A torre residencial integra 72 apartamentos turísticos de tipologias T1 a T3, com estacionamento privativo e acesso a diversas comodidades, incluindo os serviços do hotel, em regime sazonal. Já a torre hoteleira acolhe o novo The Editory by The Sea Lagos, com 204 quartos, restaurante, dois bares, salas de reunião, ginásios, piscinas interior e exterior, clube infantil e rooftop.
Link: https://gfh.pt/portfolio/sun-cliffs-resort/
Promoção: GFH
Arquitetura: Intergaup
Engenharia: STUCCO | SOPSEC
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova - Turismo
GUL AVEIRO
Localizado em Aveiro, o GUL é o empreendimento para quem procura um apartamento exclusivo, com uma identidade única, no centro da cidade. Dispõe de dez frações residenciais, dois espaços comerciais, um jardim privativo e piscina. Possui também terraços e varandas, com vista para os canais da Ria de Aveiro e excelente exposição solar.
Link: https://jhomea.pt/projects/gul/
Promoção, arquitetura e engenharia: JHOMEA®
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova - Habitação
PAVILHÃO DESPORTIVO DE MARVILA
O Pavilhão Desportivo de Marvila, em Lisboa, está inserido no recinto da Escola Básica de Marvila, na Rua António Gedeão. A sua criação pretendeu dotar a freguesia de Marvila e a Escola Básica de um pavilhão destinado ao ensino da educação física curricular, às atividades do desporto escolar e outras atividades desportivas dos alunos. Nos períodos complementares às atividades escolares, curriculares e extracurriculares, as instalações dão resposta quer à promoção das atividades físicas e desportivas da população da freguesia, mas também da cidade, visando a utilização plena destas instalações desportivas.
Este equipamento dispõe de condições de plena acessibilidade a pessoas com deficiência e mobilidade condicionada. Marca uma nova centralidade na freguesia e na promoção do desporto, numa comunidade frequentemente marginalizada e com menor acesso a atividades que promovam o bem-estar e a saúde. A prática desportiva assume-se como um fator integrador e agregador, numa comunidade marcada pela multiculturalidade e fortes assimetrias sociais.
Arquitetura: João Lourenço - Colicapela 2
Engenharia: Colicapela 2 - Construções, Lda
Categorias a concurso: Projeto de Impacto Económico, Social e Ambiental
MUDE – MUSEU DO DESIGN
Localizado na Baixa Pombalina, em Lisboa, ocupando o quarteirão definido pela Rua Augusta 24-32, Rua da Prata 23-43, Rua de São Julião 79-111, Rua do Comércio 66-100, o quarteirão do Mude – Museu do Design, foi sujeito a várias intervenções de alterações e ampliação ao longo da sua existência O atual projeto e obra visou a requalificação total do conjunto com a preservação e conservação dos seus elementos construídos, com o intuito de evidenciar quer a sua materialidade, quer os componentes de valor patrimonial que o integram e remetem à sua anterior ocupação enquanto sede do Banco Nacional Ultramarino.
Arquitetura: Luís Saraiva – Câmara Municipal de Lisboa
Engenharia: ARA - Projetos de Engenharia e Consultoria, Lda.
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução – Equipamento Público/Social ou Património Cultural
REQUALIFICAÇÃO DO EDIFÍCIO ‘CASA DA TORRE’ – MUSEU HIPÓLITO CABAÇO
Edificada na berma ocidental da antiga Calçada do Espírito Santo, atual Francisco Carmo, em Alenquer, a Casa da Torre tem existência documentada desde pelo menos 1241, ano em que é designada como Quinta dos Cavaleiros, pertença da Ordem do Templo. Conheceu vários proprietários e diferentes funções. Foi casa de morada, acolheu uma escola técnica de desenho industrial, um colégio-externato, diversos serviços municipais e uma biblioteca.
Constituído por dois pisos com terreno envolvente em socalcos, logradouro, pátio fronteiro e pátio tardoz, o edifício foi alterado por obras de adaptação a utilizações díspares da original, tendo a sua requalificação sido estrategicamente projetada para instalar o Museu Municipal Hipólito Cabaço.
A intervenção incidiu na preservação e conservação do edifício com reorganização dos interiores através da abertura de novos vãos de passagem entre divisões, incluindo substituição de revestimentos, pisos e algumas caixilharias mais degradadas, adequando-o às suas novas funções, com reformulação da instalação elétrica, das redes de águas e esgotos, dotação do espaço com segurança de incêndio e intrusão, substituição do sistema de climatização por outro mais eficiente e resolução de problemas de infiltrações. Para a melhoria da acessibilidade no interior e exterior foi colocado um elevador que permite o acesso entre o piso 0 e o piso 1, instaladas rampas de acesso e circulação e foi criada uma instalação sanitária acessível.
Toda a obra foi pensada e executada em respeito pelas características arquitetónicas, materiais e culturais que conferem valor à Casa da Torre, num enorme desafio que é o de requalificar e revivificar os centros históricos.
Link: https://www.alenquer.pt
Promoção: Câmara Municipal de Alenquer
Arquitetura: Sílvia Batista Tomás
Engenharia: Filipe Bandeira Narciso
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução – Equipamento Público/Social ou Património Cultural
ALURE
Este projeto localiza-se no cruzamento onde a Rua do Alecrim passa em viaduto sobre a Rua de São Paulo, em Lisboa. O edifício beneficia desta localização privilegiada, com fachada para estas duas ruas e ainda para as escadas da Travessa do Alecrim. No hall da Rua de São Paulo é-se recebido por um espaço de pé-direito duplo depois do qual se revelam as abóbadas do teto original existente e um painel de azulejos anteriormente espalhados aleatoriamente pelo edifício.
No interior dos apartamentos, de áreas generosas, os espaços luminosos são marcados pela presença das grandes janelas das fachadas. A atenção ao detalhe estende-se às carpintarias nas portadas das janelas, em paredes revestidas a painéis lacados, portas do chão ao teto e rodapés altos.
O Alure devolveu ao edifício a sua função habitacional há muito perdida. Após 250 da sua construção, continua a sua história, com novos ocupantes.
Link: https://www.adriparte.pt/projetos/alure
Promoção: Adriparte
Arquitetura: STC – Samuel Torres de Carvalho
Engenharia: A400
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução – Habitação; Arquitetura de Interiores – Habitação
HOLIDAY INN BEJA
Situado no Baixo Alentejo, o Hotel Holiday Inn Beja é um hotel de quatro estrelas, com 95 quartos, instalado num edifício pré-existente, junto ao Castelo de Beja.
O edifício tem seis pisos com uma área comercial no subsolo. No piso principal figura a receção do hotel, uma zona de estar para os hóspedes relaxarem, o bar e zona de pequenos-almoços num conceito de open plan. Tem também um centro de conferências com três salas individuais ou conjuntas, com capacidade até 150 convidados. O primeiro, segundo e terceiros andares, estão ocupados com quartos. O primeiro andar inclui ainda um ginásio com vista para o exterior. No rooftop, para além de um bar, encontra-se a piscina panorâmica com vista para a cidade e para a planície. O edifício completa-se com dois pisos de estacionamento.
O hotel está localizado a cinco minutos a pé do Castelo de Beja, e a oito minutos a pé do centro, tornando-o ideal para explorar a cidade.
Link: https://www.mercan.pt/en/project/holiday-inn-beja
Promoção: Mercan Properties
Arquitetura: Promontório
Engenharia: GV Engenharia
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução – Turismo
REPÚBLICA 5
O projeto República 5 consiste na reabilitação integral de um edifício situado na Avenida da República, em Lisboa, cuja intervenção havia sido abandonada pelo anterior proprietário, desde 2015. O conjunto é constituído por um corpo de serviços com dez pisos acima do solo na frente da Av. da República e um corpo destinado a habitação com cinco pisos na Rua das Picoas. Para além dos corpos anteriormente indicados, o projeto dispõe ainda de um corpo central com dois pisos acima do solo e cinco abaixo do solo.
A intervenção desenvolveu-se tendo em vista a máxima rentabilidade do espaço interior aliada à conveniente flexibilidade na ocupação dos diversos ambientes. A coerência na organização dos espaços determina uma utilização eficaz, sem áreas desperdiçadas, mantendo os usos de escritórios e habitação e visando uma alteração de uso do corpo central.
A torre principal, de dez pisos, manteve o seu programa base e para os blocos centrais foi promovida a transformação de um espaço previsto como centro de congressos e sala de eventos, em espaços de escritórios em open-space, através de um sistema modular em madeira, cumprindo com os parâmetros de qualidade em termos de espacialidade e de luz natural, com a criação de um conjunto de claraboias e dois grandes pátios laterais, associando a estas paredes de limite um plano vegetal, que transmite para estes três pisos a presença de espaço verde em solução vertical. Para estes blocos foi também pensada uma cobertura ajardinada, associada à instalação de painéis solares.
Este projeto nasce das suas raízes urbanas, estabelecendo as ligações formais e funcionais com a envolvente, tendo presente os aspetos morfológicos, climáticos e paisagísticos. Acresce a maior valia de devolver à cidade um edifício em plena utilização, volvidos mais de 15 anos da permanência de um ‘esqueleto’ de betão armado, numa das zonas mais nobres da cidade de Lisboa.
Link: https://www.sonaesierra.com/
Promoção: Signal Capital Partners e Sonae Sierra
Arquitetura: Saraiva & Associados, Wellness Design - Reify. by Sonae Sierra
Engenharia: Reify. by Sonae Sierra e LMSI – Engineering S.A.
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução – Escritórios
CISM - CENTRO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA MARÍTIMA
O Centro Internacional de Segurança Marítima (CISM) é uma infraestrutura de formação prática para cursos relacionados com a segurança marítima, conforme a Convenção STCW: normas de formação, certificação e vigilância para marítimos. Este centro, localizado na Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, em Paço D’Arcos, oferece formação prática de última geração, em áreas como segurança a bordo de navios e combate a incêndios, marcando um importante avanço na formação na área da segurança marítima, para todos os tripulantes de navios, com forte regulação internacional.
Os equipamentos instalados no CISM estão segundo os requisitos dos códigos da IMO "Fire Safety System Code" e "Life-Saving Appliances", por forma a serem utilizados equipamentos certificados, tal como os utilizados nos navios, com a possibilidade também de formação, nas áreas aplicáveis, no âmbito de trabalhos em altura, bem como na vedação de rombos e alagamentos.
Arquitetura: JA Arquitectos
Engenharia e Construção: Comprojecto
Categorias a concurso: Projeto de Impacto Económico, Social e Ambiental
NATIXIS SOLAR SYSTEM
Este espaço de trabalho colaborativo, com 3.500 m², foi concebido com base na temática da exploração espacial. Localizado no Porto, o projeto recupera o antigo centro comercial Central Shopping, encerrado há quase duas décadas, promovendo a regeneração urbana e a reutilização funcional de um edifício devoluto.
Inspirado no sistema solar, o Natixis Solar System integra zonas temáticas alusivas a planetas e astros como a Terra, Lua, Marte, Júpiter e Saturno; uma cúpula central convertida em planetário; bem como elementos gráficos e informativos. O conceito alia trabalho, conhecimento e experiência sensorial, assumindo-se como um verdadeiro “escritório-exposição”.
Com cerca de 70% do mobiliário reutilizado dos escritórios da Natixis em Paris, o projeto reflete o compromisso da empresa com a sustentabilidade, inovação e o bem-estar das suas equipas. Foi desenvolvido em parceria com a Tétris (JLL), num modelo imersivo que cruza design, ciência, tecnologia e cultura organizacional.
Link: https://natixis.groupebpce.com/
Promoção: Ciagest S.A.
Arquitetura e Engenharia: Fitoutetris, S.A. (Design & Build)
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução – Escritórios; Arquitetura de Interiores - Escritórios
CONSERVAÇÃO, VALORIZAÇÃO E PROMOÇÃO DO CONVENTO DE S. FRANCISCO DE REAL
O Convento de São Francisco de Real localiza-se nas imediações norte da cidade de Braga e integra um conjunto monumental constituído ainda pela Capela de São Frutuoso de Montélios e pela Igreja de São Jerónimo.
Reconhecendo o enorme valor patrimonial do edifício monástico e do conjunto em que se integra, o processo de reabilitação do corpo conventual, então em situação de avançada ruína, iniciou-se em 2015 por meio de um protocolo celebrado com a Universidade do Minho (UM), com vista ao seu reuso adaptativo. Centrado na abertura do convento ao público, o programa acordado entre a Câmara Municipal de Braga e a universidade previu a instalação de um núcleo de investigação em arqueologia, desta forma assegurando a criação de circuitos de visitação pública interpretada, assim como a realização de atividades científicas e de divulgação patrimonial.
Ao longo do período de elaboração do projeto foram realizados vários trabalhos tendentes ao conhecimento detalhado do edifício, dos quais se destacam o estudo arqueológico do conjunto, a investigação sobre a sua evolução arquitetónica e ainda, a sua inspeção e diagnóstico, pela Unidade de Arqueologia, pelo Centro de Estudos da EAAD e pela Escola de Engenharia da UM, respetivamente. De notar ainda que durante a última fase de desenvolvimento do projeto a Unidade de Arqueologia procedeu a outras escavações em torno do Mausoléu, que trouxeram novas informações ao conhecimento do conjunto monástico.
O espaço exterior também foi objeto de um projeto de arquitetura paisagista concebido a partir da interpretação da estrutura espacial da cerca conventual, tendo em vista a plena valorização do complexo monástico na sua integridade.
Link: https://www.cm-braga.pt/pt
Arquitetura: Centro de Estudos da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho
Engenharia: Sopsec
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução – Equipamento Público/Social ou Património cultural; Arquitetura de Interiores – Equipamento Público/Social ou Património cultural
REGULARIZAÇÃO E RENATURALIZAÇÃO DO RIO ESTE ZONA DA LAGOA
Ao longo dos últimos anos o Município de Braga tem feito um trabalho de melhoria contínua da qualidade da água e minimização do impacte das cheias e inundações, que está a ter resultados muito positivos, permitindo recuperar e devolver à comunidade um rio negligenciado durante mais de 40 anos, devido ao intenso crescimento socioeconómico ocorrido nesse período. Esta intervenção possibilitou a reintrodução de corredores verdes permeáveis, galerias ripícolas e, consequentemente, uma maior riqueza em termos de biodiversidade.
O projeto incluiu a permeabilização do revestimento do leito (fundo e margens) com a remoção da maior parte do betão existente; a plantação de vegetação ribeirinha e a requalificação ambiental e paisagística do corredor fluvial, recorrendo a soluções técnicas de engenharia natural, nomeadamente, estacaria viva de árvores autóctones, enrocamento vivo, travessões de madeira e pedra e defletores de corrente. Desde então tem-se verificado uma recuperação progressiva da fauna e flora nativas, associada também a uma melhor qualidade da água.
Para além do objetivo de devolver o rio à cidade de Braga e aumentar a sua biodiversidade, removendo os revestimentos de betão, foram criados corredores verdes e um percurso ecológico ao longo do rio, associado à recuperação de lagoas naturais e o repovoamento com duas mil trutas.
A intervenção realizada é igualmente importante ao nível das vulnerabilidades potenciadas pelas alterações climáticas, nomeadamente na prevenção de cheias e inundações, pois promove a infiltração e retenção natural da água no solo. Este projeto destaca-se também pela sua unicidade e pode ser considerado como uma referência nacional e internacionalmente, com potencial de replicação para outras linhas de água.
Link: https://www.cm-braga.pt/pt
Promoção: Câmara Municipal de Braga
Arquitetura paisagista: Carlos Arantes
Engenharia: Rui Oliveira
Categorias a concurso: Espaço Público – Espaço Verde
LAVANDEIRA DOURO NATURE&WELNESS
O Hotel Lavandeira Douro Nature & Wellness, em Ancede, nasce de um projeto de reestruturação e ampliação da Casa da Lavand’eira. Uma quinta senhorial Duriense do século XVIII, com localização privilegiada sobre as margens do Rio Ovil, rodeada por jardins e vinhedos e que tem nos seus caminhos e passadiços, percursos de rara beleza natural, que convidam a mergulhar numa experiência sensorial.
Este projeto permitiu aliar a ancestralidade aos novos espaços, que resultaram de uma arquitetura reflexiva contemporânea, transportando-nos para um mundo enlaça com tradições de outros tempos. Tem spa, ginásio, piscina, jardins e restaurante.
Link: https://lavandeiradouro.com/
Promoção: Conceptrend S.A.
Arquitetura: FCC Arquitectura
Engenharia: Engistart
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova – Turismo; Arquitetura de Interiores – Turismo; Sustentabilidade – Construção/Arquitetura Sustentável; Projeto de Impacto Económico, Social e Ambiental
MOBILIDADE PARA TODOS E REQUALIFICAÇÃO PAISAGÍSTICA DA CALÇADINHA
A Calçadinha define uma importante ligação entre a cota ribeirinha e a cota alta da vila de Coruche, razão pela qual o município considerou fundamental esta intervenção que procurou respeitar a memória e as qualidades do lugar, adaptando o espaço aos novos usos e a todos os que dele pretendam usufruir, nomeadamente através da criação de uma via de comunicação acessível entre as diferentes zonas da vila. O projeto compreende a requalificação da calçadinha e do seu espaço envolvente, incluindo ainda a construção de um percurso com acesso universal.
No que diz respeito aos espaços verdes, o projeto baseou a sua intervenção de forma pontual, cuidadosa e criteriosa para não afetar o equilíbrio existente e a repor o mesmo, onde fora afetado, sempre tendo por base os pressupostos de que a vegetação representa um papel fundamental na estabilização mecânica, controlo da erosão e sustentação dos solos. A preocupação passou pela preservação da vegetação existente, mantendo ou transplantando a que estivesse em bom estado, a remoção de espécies invasoras e a plantação da vegetação mais adequada ao local e às variações de disponibilidade de água no solo.
Relativamente ao espaço urbano, o projeto engloba não só a criação de áreas de estadia e lazer ao longo do percurso e a requalificação da escadaria, passeios e estacionamento automóvel, mas também a criação fundamental de um acesso universal através da implantação de um elevador, associado a um percurso pelo topo da encosta. Esta infraestrutura possibilita um rápido e fácil acesso ao Centro de Saúde, por exemplo, a pessoas com mobilidade reduzida e o percurso que lhe está associado conta ainda com uma zona de miradouro onde é possível a todos vislumbrar a beleza da paisagem. Conta com uma excecional localização tanto relativamente à própria vila, por se localizar junto a um dos principais símbolos do concelho, a Ermida de Nossa Senhora do Castelo, como por se tratar de uma área com um promontório de enorme beleza paisagística sobre a área urbana da Lezíria, rio Sorraia e as Florestas de Montado e, nacionalmente uma vez que se encontra junto à estrada nacional que permite a ligação norte/sul.
O objetivo desta intervenção foi o de tornar a vila mais inclusiva e acessível, tendo sido feita para servir não só os habitantes como também os visitantes que se deslocam ao concelho, melhorando as condições e permitindo o acesso a todos, a ambas as zonas da vila, a par da criação de zonas de lazer que fomentem o envolvimento da comunidade, contribuindo assim para o desenvolvimento e embelezamento da vila de Coruche.
Link: https://www.cm-coruche.pt/
Promoção: Câmara Municipal de Coruche
Arquitetura e engenharia: Cristina Veríssimo Diogo Burnay - Arq. Ass. Lda.
Categorias a concurso: Espaço Público – Espaço Verde; Espaço Público – Espaço Urbano
TURQUESA DAFUNDO
O Turquesa Dafundo, na Cruz Quebrada, concelho de Oeiras, é um condomínio com 61 apartamentos, de tipologias T1 a T4, onde cada detalhe foi pensado para oferecer conforto e qualidade, bem como uma ligação com o exterior, por meio de terraços, varandas ou jardins. Desenvolvido em torno de uma praça central pronta a ser vivida por todos, proporciona aos seus moradores um ambiente de tranquilidade, segurança e privacidade.
Com vista para o rio Tejo, os apartamentos destacam-se pela sua luminosidade natural e integração com a paisagem ribeirinha. Pensado para toda a família, no Turquesa, localizado a apenas 10 minutos do centro de Lisboa, é o local ideal para quem procura uma vida mais tranquila. Funciona como um bairro com espírito familiar, que convida a um estilo de vida mais saudável em harmonia com a natureza e espaços verdes, beneficiado da proximidade ao parque do Jamor. Situa-se no centro de uma zona plana, onde encontra tudo a curtas distâncias a pé. Está perto de comércio tradicional, escolas e serviços.
Link: https://www.vizta.pt/pt/projetos/turquesa/4/
Promoção: Vizta
Arquitetura: Promontório
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova – Habitação
EDIFÍCIO DE ESCRITÓRIOS – DANOSA PORTUGAL
Este edifício administrativo, adstrito às naves industriais do novo Polo Industrial da Danosa em Pombal, está certificado pelo Instituto Passive House pelo elevado standard energético obtido.
Link: https://www.danosa.com/pt-pt/
Promoção: Danosa Eurofoam Unipessoal, Lda
Arquitetura e engenharia: Atelier Carlos Vinhas
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova – Escritórios; Sustentabilidade - Construção/Arquitetura Sustentável
FÁBRICA 390
Situada na Avenida Serpa Pinto, 390, em Matosinhos, a Fábrica 390 dá nova vida à antiga unidade industrial “A Varina”, integrando habitação, comércio e serviços. O projeto desenvolveu-se sob uma perspetiva de respeito pela pré-existência industrial, mantendo elementos estruturais icónicos e introduzindo novas soluções arquitetónicas que potenciam o diálogo entre o passado e o presente.
A intervenção incluiu a reabilitação e conversão de espaços, criando 50 apartamentos de tipologias T1 a T4, todos com varanda ou terraço, estacionamento privativo e um pátio ajardinado central, reforçando a qualidade de vida dos residentes.
Além da componente residencial, o empreendimento inclui a nova sede do laboratório IMP Diagnostics, que ocupa 3.000 m² e representa uma aposta na inovação e criação de emprego altamente qualificado.
A abordagem arquitetónica, preserva a identidade industrial por meio de fachadas em betão pigmentado e malha metálica, conjugando tradição e contemporaneidade. A presença do artista VHILS, com um mural icónico de 16x6 metros, reforça o caráter cultural do espaço.
A Fábrica 390 é um exemplo de reabilitação sustentável, com soluções de climatização eficientes, energia solar térmica, ventilação centralizada e iluminação LED. A adoção de elementos pré-fabricados para as instalações sanitárias reflete a inovação e eficiência construtiva, reduzindo o impacto ambiental.
Link: https://casais.pt/
Promoção: Grupo Casais em parceria com o Grupo MPSP
Arquitetura: OODA
Engenharia: TopBIM, SPRENPLAN e GT3
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução – Habitação
ARENA LIGA
A Arena Liga Portugal nasce como um marco arquitetónico de referência na cidade do Porto, destacando-se pela sua volumetria arrojada e conceito inovador. Localizada no coração urbano da cidade, esta infraestrutura é a sede oficial da Liga Portuguesa de Futebol, além de oferecer um espaço multifuncional para eventos e encontros públicos.
O projeto responde ao desafio da diversidade urbana envolvente, assumindo a forma de uma estrutura translúcida que se impõe como um ponto de confluência e referência no contexto citadino. A arquitetura do edifício foi cuidadosamente concebida para refletir um equilíbrio entre inovação e funcionalidade, onde a luz natural e os materiais contemporâneos modelam uma espacialidade acolhedora e dinâmica. Integra práticas sustentáveis desde a sua conceção, com um foco claro na eficiência energética e na redução do impacto ambiental. A relação harmoniosa com os espaços verdes circundantes e o uso de tecnologias de construção inovadoras elevam o padrão de sustentabilidade urbana, alinhando-se com as melhores práticas internacionais.
Link: https://casais.pt/
Promoção: Liga Portuguesa de Futebol
Construção: Casais Construction
Arquitetura: OODA
Engenharia: Vários
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova – Escritórios
CAMPUS DO NOVOBANCO
O Campus do Novobanco está implantado num lote com cerca de 55.000 m² no Taguspark, em Oeiras. Foi concebido para reforçar a união entre as equipas centrais, promovendo a colaboração num ambiente que valoriza a partilha e incentiva o trabalho em equipa.
O espaço segue o conceito de Open Space, promovendo a transparência entre as diferentes áreas, reforçando a proximidade e a cooperação. Está organizado por diferentes espaços que respondem a diferentes necessidades, como momentos de foco, colaboração e de partilha.
A nova sede do novobanco destaca-se pelo contacto direto com a natureza, estando inserida num ambiente natural onde oferece aos seus colaboradores um espaço exterior atrativo, moderno e confortável. A sua localização beneficia da proximidade a diversos serviços essenciais para o dia a dia, contando ainda o campus com um ginásio e várias opções de restauração.
A mobilidade foi uma das prioridades, com a rede de transportes públicos reforçada em parceria com a Carris Metropolitana e o desenvolvimento de uma rede privada de transportes, totalmente gratuito para o colaborador, em colaboração com a BusUp, com várias rotas e horários adaptados às diferentes necessidades.
No Taguspark, a proximidade aos principais acessos, como a A5 e a IC19, garante a facilidade de acesso às novas instalações. Foram implementados novos modelos de trabalho que promovem maior autonomia e flexibilidade aos colaboradores, adaptando-se às necessidades atuais e futuras da organização. O maior impacto vai para o trabalho híbrido, permitindo um equilíbrio entre produtividade, bem-estar e a conciliação entre a vida profissional e pessoal.
Sendo um espaço moderno e dinâmico, foi também fundamental assegurar a integração de novas tecnologias e inovação, com especial destaque para a aplicação de gestão de espaços. Esta ferramenta permite aos colaboradores efetuarem reservas de postos de trabalho, salas de reunião, lugares de estacionamento e até do campo de padel exclusivo. A implementação desta aplicação possibilita uma gestão mais eficiente das equipas e da sua organização interna.
O Campus do novobanco foi concebido segundo elevados padrões de sustentabilidade e encontra-se em processo de obtenção de duas certificações, LEED Gold e WELL Platinum. Foram implementadas diversas medidas, como a utilização de energias renováveis por meio de painéis fotovoltaicos, a disponibilização de carregadores elétricos e a seleção criteriosa de materiais de construção e acabamentos. Mais recentemente foram instalados sensores de qualidade do ar, que permitem monitorizar em tempo real parâmetros como a temperatura e a humidade, possibilitando a rápida intervenção da equipa de manutenção sempre que necessário para garantir o maior conforto e condições.
Link: https://www.novobanco.pt/
Promoção: Novo Banco S.A.
Arquitetura: B720/AAVV + Openbook + FC Paisagismo
Engenharia: Vários
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova – Escritórios; Arquitetura de Interiores – Escritórios; Sustentabilidade – Construção/Arquitetura Sustentável; Inovação na Construção
MADEIRA ACQUA RESIDENCES
O Madeira Acqua Residences, no Funchal, resulta da reabilitação integral e conversão do antigo Hotel Madeira Palácio, um edifício icónico dos anos 70, num condomínio residencial de luxo. O projeto licenciado visou adaptar a base existente às necessidades e requisitos da habitação contemporânea, respeitando toda a legislação vigente.
A elegância conceptual do Madeira Acqua Residences é sustentada por um rigor técnico e construtivo exemplar, que assegura a simbiose perfeita entre a estrutura original e as novas intervenções. Manifesta uma “engenharia da simbiose”, onde a robustez da construção dos anos 70 é respeitada e complementada pela leveza e inteligência dos materiais e técnicas contemporâneas.
O empreendimento é composto por 179 frações habitacionais de tipologias T1 a T4, incluindo unidades Duplex e Penthouses, distribuídas por uma estrutura em forma de “Y” que se desenvolve em até 11 pisos. As suas comodidades incluem uma piscina infinita sobranceira ao mar, ginásio, sala de condomínio, lounge exterior, elevador privado com acesso à Praia Formosa e cerca de 5.000 m2 de jardins.
Link: https://madeiraacqua.com/
Promoção: M.& J.Pestana
Arquitetura: Rita Soares
Engenharia: José da Câmara, Pestana Residences
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução – Habitação
RIALTO – CONDOMÍNIO FECHADO
O condomínio fechado Rialto está situado na primeira linha de mar da Praia da Ramalha, em Esposende, destacando-se pelo harmonioso diálogo entre os volumes de habitação e a envolvente. Tirando o máximo partido da sua localização, o projeto promove a ligação à natureza, através das suas generosas varandas, amplos espaços exteriores e áreas verdes.
Criado para privilegiar a qualidade de vida, o empreendimento é caracterizado pela excelência construtiva das habitações, complementadas pelas áreas comuns e de lazer, nomeadamente piscina exterior e interior, campo de jogos, parque infantil, ginásio e balneários. É composto por três edifícios e conta com tipologias T1, T2 e T3 Duplex.
Link: https://grupoacrescentar.pt/rialto/
Arquitetura: António Coelho
Engenharia: Acrescentar S.A.
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova - Habitação
VISION BY PORTA DA FRENTE CHRISTIE’S
O projeto Vision by Porta da Frente Christie's é uma solução tecnológica desenvolvida pela Porta da Frente Christie's, empresa de mediação imobiliária de luxo. Integra tecnologias Google Cloud (BigQuery, Looker Studio, Cloud Functions, e GeminiAi) para transformar o reporting manual em dashboards automatizados com análises precisas do desempenho digital. Os resultados incluem 44% de redução no custo por lead, 100% de precisão no reporting e economia de 16 horas semanais. Este projeto representa uma inovação significativa na mediação imobiliária, combinando tradição com tecnologia avançada.
Link: http://portadafrente.com/pt
Categorias a concurso: Inovação na Mediação
TEATRO MUNICIPAL DA LOUSÃ
A reabilitação do Teatro Municipal da Lousã constitui um marco estrutural na valorização urbana e cultural do concelho. Inaugurado originalmente em 1947, o edifício foi profundamente requalificado entre 2022 e 2024, num processo que conjugou preservação patrimonial com modernidade funcional. O projeto dotou o teatro de condições técnicas para acolher artes de palco contemporâneas, assegurando conforto, acessibilidade e segurança.
A intervenção reforça o papel do centro urbano como polo cultural, articulando-se com outros espaços próximos, como a Casa Museu Carlos Reis, a Biblioteca Municipal Comendador Montenegro ou o Museu do Circo e promovendo a dinamização artística e comunitária.
Este teatro apresenta hoje uma programação regular, eclética e comprometida com a formação de públicos, acolhendo artistas de dimensão nacional e internacional e eventos estruturantes do território, como o Festival Internacional de Cinema de Turismo Art&Tur. A obra teve preocupações de sustentabilidade, eficiência energética e integração urbana, com particular atenção à acessibilidade universal e à valorização da paisagem construída.
Link: https://tml.cm-lousa.pt/
Arquitetura: João Mendes Ribeiro
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução – Equipamento Público/Social ou Património Cultural
HOTEL DUO – CURIO COLLECTION BY HILTON
O Hotel Duo Boavista Lisboa afirma-se como um ponto de equilíbrio entre a memória e a modernidade, um diálogo discreto entre o passado pombalino e o presente cosmopolita. Combina a reabilitação de edifícios históricos com uma nova construção ponderada, unindo o passado e o futuro numa ode à rica herança arquitetónica da cidade. É um testemunho da beleza e da herança de Lisboa, encontrando o equilíbrio perfeito entre a tradição e a inovação.
O conceito centra-se na conexão perfeita entre os dois espaços arquitetónicos distintos, harmonizando o charme histórico com o design contemporâneo. O Duo representa o equilíbrio entre a arquitetura tradicional e moderna portuguesa.
Link: https://www.hilton.com/pt/hotels/lisboqq-duo-hotel-lisbon/
Arquitetura: Saraiva&Associados
Engenharia: Prosirtec – Projetos e serviços de engenharia
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução – Turismo; Arquitetura de Interiores – Turismo
BOAVISTA 257
A reabilitação do edifício Fidelidade na Avenida da Boavista, no Porto, transformou um imóvel de escritórios dos anos 70 num espaço contemporâneo, eficiente e sustentável. Esta intervenção abrangeu fachadas, cobertura, zonas comuns e interiores, com foco na modernização arquitetónica, no conforto dos utilizadores e na eficiência energética. A nova fachada principal, com vidros de alto desempenho e palas verticais de sombreamento, assegura luz natural e controlo solar. Já a fachada posterior foi equipada com lâminas horizontais e sistema ETICS, otimizando o desempenho térmico. A cobertura foi integralmente substituída, eliminando materiais obsoletos e adotando soluções técnicas de elevado desempenho.
O edifício oferece agora acessibilidade plena, com acesso direto pela Av. da Boavista, novos elevadores, casas de banho, ventilação natural, áreas comuns modernizadas e seis pisos de escritórios para arrendamento. Está em processo de obtenção das certificações WELL, LEED e WiredScore Gold. Assegura o bem-estar dos utilizadores e a conectividade digital, posicionando-se como uma referência na reabilitação de edifícios de escritórios em contexto urbano consolidado.
Mais do que um exercício de requalificação, este projeto é uma reflexão sobre o futuro dos ambientes de trabalho. Num edifício com fortes condicionantes, revelou-se um enorme potencial para criar espaços abertos, flexíveis e multifuncionais, numa resposta direta às novas dinâmicas laborais. A proposta estrutura-se em dois momentos: os pisos de escritórios, com 2.300 m², e o piso intermédio Green Pod, com 400 m², dedicado à experiência, bem-estar e experimentação com natureza interior.
A redefinição de espaços, como a receção central transformada em coffee point e ideation area, traduz a aposta na partilha, comunicação e criatividade. O uso de materiais naturais, cores suaves e soluções biofílicas reforça a sensação de conforto, potenciando a ligação entre pessoas, natureza e arquitetura. A sustentabilidade está presente em todas as decisões, do desenho dos espaços à vivência quotidiana. Um projeto que transforma um escritório datado numa nova centralidade de inovação, conforto e identidade corporativa.
Link: https://fidelidade.pt
Promoção: Fidelidade Property Europe S.A.
Arquitetura: Openbook + Savills Portugal
Engenharia: Sopsec, GET e Enes
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução – Escritórios; Arquitetura de Interiores – Escritórios
E&V ADVANCE – UMA PLATAFORMA QUE DEFINE O FUTURO DAS VENDAS IMOBILIÁRIAS
Mais do que tecnologia, o E&V Advance é o compromisso da Engel & Völkers em capacitar a sua rede global com as ferramentas mais intuitivas, eficientes e em conformidade do setor. Ao conectar consultores, clientes e back office numa experiência digital única e integrada, garante que cada cliente usufrua dos mais elevados padrões de serviço, independentemente do local do mundo onde compre, venda ou arrende.
Link: https://www.engelvoelkers.com/pt/pt
Categorias a concurso: Inovação na Mediação
VERDELAGO RESORT
Localizado em pleno Sotavento Algarvio, o Verdelago Resort tem acesso direto à praia, através de um tranquilo pinhal, e foi construído em pleno equilíbrio com a natureza, que permanece intacta, compassada pelo seu próprio ritmo. Classificado com cinco estrelas, integra diversas infraestruturas de apoio e uma vasta oferta de serviços e comodidades, alinhadas com um estilo de vida saudável, onde a natureza tem um papel central.
É um projeto de luxo com uma forte política de sustentabilidade e, por isso, entre tantos outros exemplos, apresenta uma baixa densidade construtiva (8,7%) e infraestruturas que estão em harmonia com a natureza envolvente. As medidas implementadas levaram a que, no final de 2024, o Verdelago Resort fosse reconhecido com a prestigiada certificação Green Globe.
Link: https://verdelago.com
Promoção: Verdelago Sociedade Imobiliária S.A.
Arquitetura: Saraiva&Associados
Engenharia: A400
Categorias a concurso: Sustentabilidade – Construção/Arquitetura Sustentável; Projeto de Impacto Económico, Social e Ambiental; Inovação na Mediação
GRAND LOFT AVENIDA
O Grand Loft Avenida é uma reinterpretação contemporânea de um edifício “gaioleiro” do final do século XIX, situado na Rua da Glória, em pleno coração de Lisboa. A intervenção transformou o antigo imóvel — que já acolheu a sede da Philips e a Pensão Monumental — num conjunto residencial exclusivo, composto por 20 lofts com pé-direito de 4,5 metros, mantendo viva a essência histórica da construção original.
Foram preservados e restaurados elementos como a escadaria central em ferro forjado, a claraboia original e florões decorativos, criando um diálogo entre memória e modernidade. A fachada principal foi integralmente mantida e novos vãos foram integrados na fachada tardoz para reforçar a relação entre interior e exterior.
A reabilitação do edifício teve um impacto direto na valorização da envolvente urbana. Inserido numa zona anteriormente marcada pela degradação e por práticas informais de ocupação do espaço público, o projeto contribuiu para a renovação do tecido urbano e para a transição da Rua da Glória para um ambiente mais residencial, seguro e integrado no eixo de prestígio da Avenida da Liberdade. Foram adotadas soluções técnicas de elevada qualidade, desde isolamento térmico a caixilharias eficientes que garantiram classificações energéticas A+ e B, mesmo com as limitações de uma estrutura pré-existente.
O projeto distingue-se ainda pela seleção de materiais como pedra natural, madeira maciça e carpintarias à medida. Sem lugares de estacionamento, aposta numa vivência urbana sustentável, com acessos privilegiados a transporte público e áreas de lazer. Mais do que um edifício reabilitado, o Grand Loft Avenida é um tributo à Lisboa clássica com alma contemporânea, numa síntese entre charme, história, impacto urbano e inovação.
Link: https://grandloftavenida.com/?
Promoção: Gamma Capital
Arquitetura e engenharia: GCCM Arquitectos
Categorias a concurso: Reabilitação e Reconstrução - Habitação
WEST CLIFFS – OCEAN AND GOLF RESORT
Este empreendimento turístico de cinco estrelas, em Óbidos, está implantado numa paisagem única, entre dunas naturais e vegetação costeira, intercalados com áreas de pinhal e vistas exclusivas sobre o Oceano Atlântico e a Lagoa de Óbidos. Concebido para oferecer experiências múltiplas de alojamento, lazer e bem-estar, o resort, as propriedades e o campo de golfe foram desenhados de forma integrada com a paisagem natural, em harmonia com o meio ambiente e mantendo a sustentabilidade do ecossistema local. Tem campo de golfe e 150 unidades de alojamento concluídas.
Estando em contínuo desenvolvimento, o projeto final do conjunto incorpora a construção de 2 aldeamentos turísticos, um com 468 unidades de alojamento e outro com 135 unidades de alojamento e ainda um hotel de 5 estrelas com vista privilegiada sobre o oceano, dispondo ainda de vários espaços destinados a serviços complementares e de lazer.
Link: https://westcliffs.com
Promoção: West Cliffs
Arquitetura: Sua Key e Ricardo Sousa Lopes
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova – Turismo
MAGNA LOGISTICS - BENAVENTE
O projeto consiste na reconversão urbanística de um lote com cerca de 19,5 hectares, localizado em Benavente, no lote "Vale das Hortas / Sesmaria do Pinheiro e do Carmo – Pinhal dos Calheiros". Esta intervenção teve como objetivo a criação de um moderno centro logístico e industrial, estrategicamente inserido junto ao nó de acesso à A10, reforçando o papel de Benavente como polo de atração empresarial e logístico. A proposta incluiu a demolição de construções obsoletas e a edificação de duas naves industriais – Nave 01 e Nave 02 – com um total de 13 módulos independentes, concebidos para responder às exigências atuais do setor logístico.
Com uma área bruta de construção superior a 90.000 m², o projeto contempla espaços amplos de armazenagem, escritórios integrados, balneários, áreas técnicas e cais de carga com gavetas niveladoras, promovendo máxima eficiência operacional.
A sustentabilidade foi uma prioridade desde a fase de conceção. O projeto prevê 31% de área permeável, utilização de grelhas enrelvadas de alta permeabilidade, preparação para instalação de painéis solares e uma implantação cuidadosamente desenhada para minimizar o abate de sobreiros existentes, em total articulação com o ICNF. A presença de zonas verdes, circuitos pedonais e um sistema de circulação racionalizado reforçam o compromisso com a qualidade ambiental e funcional.
Link: https://www.magna-industrial.es/en/cat/building-logistics/
Arquitetura: Savills Portugal
Engenharia: Megautoria
Categorias a concurso: Empreendimento de Construção Nova – Indústria/Logística
EMPATHIA
A Empathia é uma startup que se apresenta no mercado com um modelo de negócio único e distintivo, que visa o aumento do bem-estar da população sénior, pressupondo o negócio imobiliário como principal financiador. A venda da habitação própria com manutenção do seu usufruto vitalício é o driver que fará aumentar o conforto e o bem-estar de uma população sénior (com mais de 75 anos) e que, com o avançar da idade, necessita de complementos financeiros para fazer face às suas necessidades e propósitos.
Pretendemos com este modelo de negócio garantir que a comunidade sénior possa dispor, no final da sua vida, de um complemento financeiro proporcionado pelo maior investimento que realizou, ou seja, a casa onde vive, vendendo-a, mas mantendo-se a viver nela.
Link: https://www.empathia.pt/
Categorias a concurso: Inovação na Mediação; Projeto de Impacto Económico, Social e Ambiental