Exclusivo

Parlamento

Governo ouve partidos sobre “plano de ação” para imigrantes: Bloco quer unidade de missão, PAN e Livre defendem reforço da AIMA

Reforço dos meios técnicos e humanos da AIMA e criação de unidade de missão para resolver processos pendentes de regularização de imigrantes serão algumas das propostas dos partidos

TIAGO MIRANDA

Os ministros da Presidência, António Leitão Amaro, e dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, vão ouvir esta quarta-feira todos os partidos sobre o "plano de ação" para regularização dos imigrantes. O Governo diz que quer ouvir primeiro os partidos, mas os partidos também dizem que querem ouvir primeiro que soluções terá o Governo. E só três avançam, para já, com propostas.

As reuniões acontecem uma semana depois de o primeiro-ministro ter anunciado, durante o debate quinzenal no Parlamento, a intenção do Governo se reunir com os grupos parlamentares para discutir sugestões para um plano com vista a resolver os problemas mais urgentes relacionados com a regularização de imigrantes. Em causa estão milhares de processos pendentes de regularização de imigrantes na Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), que substituiu o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

À esquerda, o Bloco (BE) vai insistir com a proposta a criação de uma unidade de missão para regularizar os imigrantes com processos pendentes até ao final do ano, entre outras medidas.