Exclusivo

Governo

"Missão cumprida" num "dia feliz" para Montenegro, para Costa e para a Europa

Conselho Europeu foi mais rápido do que o previsto. “Vamos ser uma grande equipa”, acredita Kallas e Von der Leyen está desejosa de trabalhar com Costa.

OLIVIER MATTHYS

“Missão cumprida” - foi assim que o presidente cessante do Conselho Europeu, Charles Michel, abriu a conferência de imprensa que encerrou a reunião em que foram escolhidos os nomes para os principais cargos da União Europeia. E foi Michel a anunciar “com grande prazer e honra” os nomes escolhidos: António Costa para presidir ao Conselho europeu, Ursula von der Leyen para continuar a presidir à Comissão e Kaja Kallas para alta representante da UE para as relações exteriores.

“O Conselho Europeu assumiu as suas responsabilidades” e decidiu “mais depressa do que o previsto”, salientou o belga no fim da reunião que se previa durar dois dias e, afinal, terminou na noite desta quinta-feira. Já na fase de perguntas, contornou uma questão sobre a investigação judicial a António Costa: "O Conselho Europeu confia nos candidatos que foram escolhidos e está confiante de que este será um bom sinal enviado aos cidadãos europeus.”