Exclusivo

Governo

Montenegro responde a Pedro Nuno: quer reunir com líder do PS, mas “o tempo e o modo” são definidos pelo Governo

Pedro Nuno Santos tinha insistido com primeiro-ministro para acordo sobre aumentos de várias carreiras da função pública. Montenegro responde ao secretário-geral do PS com um agradecimento e um aviso: vai ter de esperar

O Primeiro-Ministro Luís Montenegro
Ana Baião

Luís Montenegro enviou uma carta a responder a Pedro Nuno Santos sobre o convite para que os líderes dos dois maiores partidos se sentem à mesa para discutir os salários da função pública. O primeiro-ministro saúda “democraticamente” a vontade de negociar, e promete fazê-lo.

Mas avisa: primeiro vai reunir com os sindicatos dos trabalhadores, e depois os futuros encontros com o PS serão definidos, “obviamente”, pelo Governo e por si próprio, “no tempo e no modo”. Ou seja, é Montenegro quem vai dizer quando e em que condições PS e PSD se vão encontrar. Porque, lembra Montenegro a Pedro Nuno, é preciso negociar com os sindicatos e isso o secretário-geral sabe “até pela experiência infrutífera nesse domínio dos últimos governos”.