Exclusivo

Legislativas 2024

Montenegro chega a Bruxelas já como primeiro-ministro indigitado, posse do novo governo a 2 de abril

Já passava da meia-noite quando Marcelo Rebelo de Sousa indigitou Luís Montenegro como primeiro-ministro. Uma hora tardia, mas que lhe permite chegar esta quinta-feira a Bruxelas já nessa condição. Promete apresentar o seu governo na quinta-feira santa e a posse está marcada para 2 de abril

Luis Montenegro após ser indigitado como primeiro ministro
Nuno Fox

Luís Montenegro chega esta quinta-feira a Bruxelas com poucas horas de sono depois ter ido ao Palácio de Belém já depois da meia-noite para ser indigitado primeiro-ministro. Mas foi, precisamente, a ida a Bruxelas que determinou a indigitação feita no início da madrugada. Foi o que o próprio explicou à saída da reunião com o Presidente da República.

“Era importante fazê-lo hoje, apesar desta hora tardia - nesta passagem do dia 20 para o dia 21 - visto que amanhã terei uma reunião com a presidente da Comissão Europeia e com os meus colegas líderes dos partidos que compõem o Partido Popular Europeu e era inviável estar aqui de manhã e, ao mesmo tempo, útil participar nessas reuniões já nesta condição de primeiro-ministro indigitado”, começou por informar Luís Montenegro pelas 00h34.

Tinha entrado menos de meia hora antes em Belém - depois de serem conhecidos, mas ainda não publicados, os resultados dos círculos da emigração - e poucas horas depois, pelas 6h, teria voo para Bruxelas. Além da justificação da hora para a indigitação, apenas mais duas informações: apresentará a sua proposta de governo ao Presidente no dia 28, quinta-feira santa, e a posse fica já marcada para 2 de abril.