Exclusivo

Legislativas 2024

Recebidos já 211 mil votos da emigração, um recorde: resultados podem desempatar PSD e PS em deputados (mas PS teme por Santos Silva)

O número de votos de emigrantes recebidos até sexta-feira quase atinge a totalidade dos votos de há dois anos, quase metade vindos de França e Suíça. Os quatro deputados eleitos pelo círculo da emigração serão decisivos para saber quem vence em deputados: PSD ou PS, por agora empatados. Mas as expectativas entre os socialistas não são altas

Presidente da Assembleia da República
Ana Baiao

Os pouco mais de 50 mil votos que deram a vitória à AD no domingo resultaram, para já, numa equação inédita na democracia. Até aqui, o PS elegeu 77 deputados e a coligação de centro-direita 79.

Acontece que, pelas leis eleitorais em vigor, as coligações pré-eleitorais acabam no momento da eleição, pelo que os resultados formais são um pouco diferentes: 77 para PS e PSD, 2 para o CDS. O desempate será feito na contagem dos votos da emigração, que vão acontecer nos dias 18 a 20 deste mês. E em caso de vitória socialista (pelo menos em deputados) poderiam reabrir o cenário de ser Pedro Nuno Santos a ser convidado a formar Governo. Os socialistas ouvidos pelo Expresso, porém, não parecem confiantes. Mas vamos por partes.