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Legislativas 2024

"Unicórnios" e "know-how": o dia em que o dicionário liberal entrou na campanha da CDU para quebrar estereótipos

Para acabar com a ideia de que a CDU é “contra as empresas”, o líder comunista defendeu os "unicórnios" e o "know-how" que existe no país. Depois, desceu as ruas de Matosinhos com uma longa comitiva

Paulo Raimundo num desfile em Matosinhos.
Ana Baiao

"Não temos nenhum problema com unicórnios", "se querem know-how olhem para isto": duas frases que facilmente poderiam ter ouvidas na campanha da Iniciativa Liberal ou do PSD, mas que foram ditas por Paulo Raimundo, esta segunda-feira. Numa sessão sobre a importância da produção nacional e da soberania, em frente à refinaria de Matosinhos, o líder comunista roubou vocabulário liberal para contrariar estereótipos e provar que o seu partido não é contra "empresas nem investimento estrangeiro" – nem mesmo os chamados unicórnios (start-ups tecnológicas avaliadas acima de mil milhões de dólares americanos).

"Não temos problema nenhum com unicórnios, não pode é ser em substituição das capacidades que temos instaladas hoje", disse. A expressão arrancou risos dos militantes que assistiram à ação, mesmo em frente ao Farol de Leça. Paulo Raimundo sentiu-se na obrigação de esclarecer: não falou em "unicórnios" de forma depreciativa nem era uma piada para os camaradas: “É preciso não desperdiçar nada. Os unicórnios, mas também o que produzimos.”