Legislativas 2024

Duas sondagens com a AD na frente do PS, Chega mais longe (e Livre acima da CDU)

Sondagem da Católica para Público e RTP mostra ligeiro aumento da vantagem da coligação de centro-direita. O estudo feito para TVI dá liderança mais curta para Montenegro, mas as mesmas tendências

Dia de líder da AD começou com arruada em Lisboa
MIGUEL A. LOPES

Uma sondagem da Universidade Católica, realizada para o Público e RTP, mostra a AD em vantagem na corrida às legislativas, com uma diferença que fica na margem de erro: sobe para 35%, face a 29% do PS – já com redistribuição dos 17% de indecisos. A diferença entre os dois maiores partidos sobe dois pontos face à anterior – e é idêntica sem essa redistribuição (separados por cinco pontos).

Neste estudo de opinião, lançado no arranque da pré-campanha, o Chega volta a estar destacado no terceiro lugar, mas perdendo ligeiramente força – passa dos 18% para os 17% (13% antes da redistribuição). Mais longe fica a IL, com 6%, o Bloco com 4%.

Mais surpreendente será o Livre aparecer com 3%, acima dos 2% da CDU. Já o PAN, permanece com 1%.

Em todo o caso, AD e IL juntas já superam a intenção de votos de toda a esquerda.

A outra sondagem divulgada esta noite, pela TVI/CNN (e feita pela mais desconhecida empresa Duplimétrica-IPESPE), também coloca a AD à frente, embora com uma margem mais curta: 24%, face a 21% do PS (neste caso não foi feita redistribuição de indecisos, apurados nos 19%).

Em todo o caso, as tendências são semelhantes: o Chega em terceiro, longe dos primeiros mas também dos que se seguem – com 16% das intenções de voto. Seguem-se a IL (6%), o Bloco (4%), o Livre (3%) e a CDU e PAN (1%).