Uma sondagem da Universidade Católica, realizada para o Público e RTP, mostra a AD em vantagem na corrida às legislativas, com uma diferença que fica na margem de erro: sobe para 35%, face a 29% do PS – já com redistribuição dos 17% de indecisos. A diferença entre os dois maiores partidos sobe dois pontos face à anterior – e é idêntica sem essa redistribuição (separados por cinco pontos).
Neste estudo de opinião, lançado no arranque da pré-campanha, o Chega volta a estar destacado no terceiro lugar, mas perdendo ligeiramente força – passa dos 18% para os 17% (13% antes da redistribuição). Mais longe fica a IL, com 6%, o Bloco com 4%.
Mais surpreendente será o Livre aparecer com 3%, acima dos 2% da CDU. Já o PAN, permanece com 1%.
Em todo o caso, AD e IL juntas já superam a intenção de votos de toda a esquerda.
A outra sondagem divulgada esta noite, pela TVI/CNN (e feita pela mais desconhecida empresa Duplimétrica-IPESPE), também coloca a AD à frente, embora com uma margem mais curta: 24%, face a 21% do PS (neste caso não foi feita redistribuição de indecisos, apurados nos 19%).
Em todo o caso, as tendências são semelhantes: o Chega em terceiro, longe dos primeiros mas também dos que se seguem – com 16% das intenções de voto. Seguem-se a IL (6%), o Bloco (4%), o Livre (3%) e a CDU e PAN (1%).