Política

Ban Ki-moon poderá participar na Semana Azul em Lisboa

Assunção Cristas deslocou-se a Nova Iorque para convidar Ban Ki-moon a participar numa iniciativa que pretende transformar Lisboa na "capital do mar", em junho. Secretário-geral da ONU mostrou-se "aberto" mas não confirmou a sua presença.

A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, reuniram-se na quarta-feira em Nova Iorque

Liliana Coelho

Depois de ter sido cancelado na terça-feira o encontro entre a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, devido à tempestade de neve em Nova Iorque, os dois responsáveis acabaram por reunir-se na quarta. A governante convidou Ban ki-moon para participar na reunião com os ministros do mar de todo o mundo, uma das iniciativas da Semana Azul que pretende transformar Lisboa na "capital do mar".

"O secretário-geral da ONU mostrou-se recetivo, mas ficámos de obter mais adiante a resposta se é possível a sua presença ou não, tendo nós demonstrado também abertura para a possibilidade de alterar o evento se fosse necessário", disse ao Expresso Assunção Cristas.

A ministra defendeu que seria uma grande mais-valia a presença de Ban Ki-moon no evento para Portugal enquanto país organizador. "Portugal sente que esta iniciativa, enquanto membro das Nações Unidas, é um evento que não é só nosso, mas algo que queremos construir com a ONU. Gostaríamos de contar com a sua ajuda na preparação dos trabalhos e nos temas que lhe sejam relevantes", acrescentou.

O secretário-geral das Nações Unidas já tinha sido convidado pessoalmente pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e por carta pelo Presidente da República para realizar também uma visita oficial a Portugal, podendo a participação na Blue Week servir de mote para a visita.

A Semana Azul, que decorrerá entre 3 a 6 de junho em Lisboa, visa proporcionar um debate alargado sobre os temas marítimos.

À semelhança de Cavaco Silva, que tem alertado nos últimos anos para o papel central que o mar pode desempenhar na economia nacional, o Governo também quer apostar no potencial deste recurso. O objetivo do Executivo é aumentar em 50% o peso da economia do mar no produto Interno Bruto (PIB) até 2020.